Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA JOSÉ DA SILVA SOUZA
DATA: 30/08/2017
HORA: 15:00
LOCAL: AUDITÓRIO DE GEOGRAFIA
TÍTULO: O Ensino das Ciências Ambientais e a Problemática da Água na EFAL em Japoatã - SE
PALAVRAS-CHAVES: Pedagogia da Alternância; Água; Educação do campo, Ciências Ambientais
PÁGINAS: 39
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:
O paradigma moderno se caracteriza por disjunções e afastamentos dicotômicos, na relação homem/natureza, advindo do pensamento racional, pautado na produção, no consumo e no econômico. A sustentabilidade ambiental busca retomar o sentido dessa relação e/ou busca resgatar a origem da relação homem/meio, em prol da totalidade do ser e/ou da compreensão de que somos natureza. A presente pesquisa objetiva entender como tem sido tratada a questão ambiental, em especial a temática da água, como conteúdo didático-pedagógico, bem como tem sido feita a sua utilização, gestão e conservação, à luz da formação integral que é proposta pela Pedagogia da Alternância, na Escola Família Agrícola de Ladeirinhas-EFAL, no município de Japoatã/SE. Por meio de uma abordagem qualitativa, serão utilizados elementos da fenomenologia e da dialética hermenêutica para interpretar os dados observados através de diversos instrumentos, como a análise documental, entrevistas semiestruturadas, anotações em diário de campo, observação de aulas e planejamentos. Espera-se que a articulação dos conhecimentos aprendidos na EFAL possa proporcionar o fortalecimento da construção de práticas de ensino em ciências ambientais. Espera-se ainda construir uma cartilha, como instrumental de Educação Ambiental aliado à Pedagogia da Alternância, capaz de fornecer suporte na formação de disseminadores.