Banca de QUALIFICAÇÃO: GEANE MAGALHAES MONTE SALUSTIANO

DISCENTE: GEANE MAGALHAES MONTE SALUSTIANO
DATA: 22/08/2017
LOCAL: Auditório do Departamento de Geografia
TÍTULO: AS ÁGUAS URBANAS E A PROBLEMÁTICA SOCIAMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR: O CASO DO RIACHO DO SILVA EM ALAGOAS
PALAVRAS-CHAVES: Bacia Hidrográfica. Ciências Ambientais. Contexto Escolar. Educação Ambiental.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A degradação dos rios nos centros urbanos é um tema bastante discutido na atualidade, uma vez que exerce ação direta no ambiente e nos padrões de comportamento da sociedade, demonstrando, a urgência de estimular a produção do conhecimento a partir da interdisciplinar no contexto escolar. Diante desse entendimento, o presente trabalho busca discutir, à luz dos conhecimentos das ciências ambientais, a problemática do Riacho do Silva com professores e alunos do 6º ano do ensino fundamental da Escola Alberto Torres, na cidade de Maceió. A pesquisa tem como objetivo analisar as concepções dos alunos acerca dos problemas socioambientais das águas urbanas em Maceió a partir de projeto de intervenção. A pesquisa será desenvolvida através do método hipotético-dedutivo, com pesquisa do tipo aplicada, de caráter quali-quantitativo e classificada quanto aos seus objetivos como explicativa. Para busca dos resultados utilizar-se-á como instrumentos metodológicos levantamento bibliográfico e documental, aplicação de questionário, planejamento e aplicação de projeto de intervenção, elaboração de recurso didático pedagógico. Espera-se como resultado da pesquisa conhecer como os alunos pensam e como poderiam agir diante da problemática dos rios urbanos e as estratégias de intervenção que utilizariam para esse fim, assim como sensibilizar a comunidade escolar para refletir sobre valores e ações frente às questões ambientais, além de servir de base para a mudança na concepção do planejamento do processo de ensino- aprendizagem na escola, no sentindo de trabalhar as temáticas socioambientais, possibilitando que os alunos atuem de forma mais participativa tanto dentro como fora do contexto escolar.

Presidente - 1362555 - MARIA DO SOCORRO FERREIRA DA SILVA
Interno - 2844611 - ANÉZIA MARIA FONSÊCA BARBOSA