Banca de DEFESA: JESSYCKA PORTELA DE BRITO

DISCENTE: JESSYCKA PORTELA DE BRITO
DATA: 13/05/2022
LOCAL: Remoto
TÍTULO: PANDEMIA DA COVID-19 E ATRASO ESCOLAR: UMA ANÁLISE PARA OS MUNICÍPIOS DO ESTADO DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Pandemia do COVID-19; Abandono escolar; Ensino Fundamental; Regressão quantílica.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia

A presente dissertação tem como objetivo analisar os efeitos da pandemia do COVID-19 sobre o abandono escolar nos municípios do estado de Sergipe, atentando, particularmente, para o Ensino Fundamental. Em direção à concretização desse propósito, o corrente trabalho se utiliza do método econométrico de regressão quantílica incondicional, que estima distintos efeitos entre a resposta e as covariáveis ao longo dos quantis da distribuição da variável resposta. As estimativas, do modelo empírico considerado, apontam que, para os municípios sergipanos, o aumento de uma unidade na média do total de óbitos per capita por COVID-19 em 2020, a cada dez mil habitantes, eleva o quantil 50 por cento da variação, de 2019 para 2020, da taxa de abandono escolar do Ensino Fundamental em cerca de 0,08 pontos percentuais. Os resultados ainda manifestam que o aumento de R$1,00 na média do auxílio emergencial per capita recebido por mês no ano de 2020, a cada cem habitantes, como também o crescimento de uma unidade nas médias da variação percentual do estoque de emprego, do mês de dezembro, e da variação do percentual de docentes, com formação superior de licenciatura (ou bacharelado com complementação pedagógica) na mesma área da disciplina que leciona, entre os anos de 2019 e 2020, reduz o mesmo quantil, da variável resposta de que se trata, em aproximadamente 0,14, 0,04 e 0,04 pontos percentuais, nessa ordem. Portanto, ao analisar os municípios da unidade federativa de Sergipe, identificam-se efeitos positivos do número de óbitos por COVID-19 sobre os riscos de abandono escolar na etapa do Ensino Fundamental, assim como efeitos negativos do auxílio emergencial e das expansões de emprego e percentual de docentes mais bem qualificados.

Externo à Instituição - ANDRÉ BRAZ GOLGHER
Interno - 3742946 - FABIO RODRIGUES DE MOURA
Presidente - 1699173 - FERNANDA ESPERIDIAO
Interno - 1166728 - JOSE RICARDO DE SANTANA