Banca de QUALIFICAÇÃO: GUSTAVO TORRES DE BRITO DAIER

DISCENTE: GUSTAVO TORRES DE BRITO DAIER
DATA: 11/10/2022
LOCAL: meet.google.com/xbf-uojk-ekc
TÍTULO: ESTRUTURA DE GOVERNANÇA ELETRÔNICA: PROPOSTA DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL SUSTENTÁVEL PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE.
PALAVRAS-CHAVES: Governança Eletrônica; Transformação Digital; Instituições Federais de Ensino.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública

A Administração Pública Federal (APF) vem implementando e aperfeiçoando processos de Governança Eletrônica, com ferramentas como o Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação – em busca da efetivação da Estratégia de Governo Digital Federal (EGD) 2020-2022 – e o Sistema Nacional para a Transformação Digital – que criou a Estratégia Brasileira para a Transformação Digital (E-Digital) 2018-2022. A Lei do Governo Digital (LGD) também chega com principiologia extensa e diretrizes para os três Poderes. Na Universidade Federal de Sergipe (UFS) se encontra em desenvolvimento uma estruturação de sua política de governança que possibilitaria o desenvolvimento de boas práticas em Governança Eletrônica na Instituição, buscando a Transformação Digital (TD) em seus processos. Ante o cenário exposto, um estudo de caso único pretende analisar a documentação que descreve a estrutura de Governança Eletrônica e os processos de TD da UFS, frente a normas e regimentos federais, a fim de propor um modelo de TD sustentável. O referencial teórico/normativo compara modelos conceituais de Governança Organizacional e de Governança Eletrônica, debate sobre normas e regimentos federais de Governança Eletrônica, bem como sobre a importância da implantação da Governança Eletrônica a partir da análise de riscos por Fatores Críticos de Sucesso identificados na APF, mostrando casos de duas IFE, além dos planos e políticas da UFS. Também traz um marco conceitual de TD, formas de promovê-la com a E-Digital 2018-2022, apresenta aspectos da inovação e intraempreendedorismo na APF com capacitação de servidores federais, apresentando ao final um modelo de estágios para a TD sustentável. Com isso, se pretende realizar uma pesquisa documental, por meio da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin, para agregar elementos de análise de 5 dimensões advindas dos objetivos específicos do estudo, apresentando um relatório técnico com um marco regulatório que traga sugestões de melhorias para efetivação da Transformação Digital sustentável na UFS.

Externo à Instituição - ADEMIR MACÊDO NASCIMENTO
Presidente - 1224228 - MARIA CONCEICAO MELO SILVA LUFT
Externo à Instituição - MILKA ALVES CORREIA BARBOSA

Notícia cadastrada em: 20/09/2022 14:27