Banca de DEFESA: RIVALDO JOSE RODRIGUES DE LIMA

DISCENTE: RIVALDO JOSE RODRIGUES DE LIMA
DATA: 21/01/2022
LOCAL: meet.google.com/vem-gswf-uuh
TÍTULO: GESTÃO DE RISCOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: Uma proposta de contribuição para o gerenciamento de riscos na Universidade Federal de Sergipe.
PALAVRAS-CHAVES: Gestão de Riscos. Riscos Organizacionais. Gestão de Riscos em Instituições Públicas
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública

Ao longo das últimas décadas, a necessidade de gerenciar eventos incertos e com potencial de impactar na consecução de estratégias e objetivos de negócios, sobre os quais se convencionou denominar riscos organizacionais, vem sendo uma constante preocupação em organizações, que buscam se colocar em condição de razoavelmente compreender suas causas e, sobretudo, consequências, sejam elas negativas ou positivas, a fim de adotar a providência mais adequada no afã de tratá-los. Nesse sentido, a gestão de riscos surge como um mecanismo de controle que pode oferecer um conjunto estruturado de instrumentos e procedimentos visando à identificação e o tratamento dos riscos incidentes sobre as atividades, a estratégia e os objetivos da organização, seja ela privada ou pública. Na Administração Pública, muito mais que recomendável, a implementação da gestão de riscos se apresenta como compulsória, o que se infere dos diversos instrumentos normativos editados ao longo dos últimos anos, a exemplo, dentre outros, da Lei Complementar 101/2000; da Instrução Normativa Conjunta MP/CGU nº 01/2016; da Lei 13.303/2016; e do Decreto nº 9.203/2017. Assim, versa a presente pesquisa sobre a gestão de riscos, sobretudo na Administração Pública, tendo por objetivo precípuo a formulação de uma proposta de contribuição para a gestão de riscos na Universidade Federal de Sergipe – UFS, de maneira que se apresente viável e alinhada à realidade e necessidade da organização. Para tanto, à pesquisa fora empregada uma abordagem qualitativa, enquadrando-se como exploratória quanto aos seus objetivos, e delineada como estudo de caso, tendo como fontes de evidências entrevistas que foram realizadas junto a responsáveis pela gestão de riscos tanto na UFS quanto em duas outras instituições federais de ensino, bem como documentação igualmente coletada, de onde foi possível extrair que a implantação da gestão de riscos na UFS se encontra em avançado estágio no que pertine à edição de instrumentos normativos relativos ao tema e que visam regulamentar a implementação e execução dos procedimentos propostos, mas, por outro lado, ainda se encontra em estágio incipiente no que diz respeito à disseminação da cultura da gestão de riscos entre os servidores e unidades da instituição. Ao final, tendo por base o exame dos dados coletados, concluiu-se pela oportunidade de formulação de proposta de plano de monitoramento e controle de riscos, a qual integra o corpo textual do presente estudo.

Presidente - 2215167 - MARCOS EDUARDO ZAMBANINI
Externo à Instituição - MARCOS VINICIUS NASCIMENTO GONZALEZ CASTANEDA
Externo à Instituição - ÁLVARO FABIANO PEREIRA DE MACEDO

Notícia cadastrada em: 03/01/2022 13:54