Banca de QUALIFICAÇÃO: KATIA FERREIRA DE ALBUQUERQUE

DISCENTE: KATIA FERREIRA DE ALBUQUERQUE
DATA: 23/04/2021
LOCAL: meet.google.com/czk-wmqw-kon
TÍTULO: GOVERNANÇA UNIVERSITÁRIA: PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE UM OBSERVATÓRIO MODELO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Administração Pública; Governança Pública; Observatório;
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública

A administração pública busca constantemente evoluir, procurando aperfeiçoar seus mecanismos para melhor atender às necessidades da sociedade e fornecer cada vez mais serviços de qualidade. Na mesma toada estão as Universidades Federais brasileiras, integrantes da administração pública federal, ao implementarem estratégias de gestão que buscam alcançar melhores resultados. Nesse cenário, o governo federal publicou o decreto nº 9.203/2017, no qual determina a política de governança, que deve ser adotada pela administração pública federal direta, autárquica e fundacional, incluídas aí as universidades federais, com a finalidade de trazer um consenso mínimo sobre o que é a governança e os princípios que devem orientar as práticas de boa governança.

A presente pesquisa possui como objetivo traçar diretrizes para uma ferramenta de governança na Universidade Federal de Sergipe - UFS, que fortaleça e aprofunde os mecanismos de governança implementados nessa instituição, com o intuito de subsidiar a gestão na tomada de decisão. Nesse sentindo, busca-se traçar os contornos de um observatório de governança para a UFS, que propicie ampla interação entre os setores, gerando informações e dados confiáveis para tornar o processo de tomada de decisão mais seguro, eficiente e eficaz.

Para tal propósito, recorreu-se às orientações sobre governança estabelecidas pelo Tribunal de contas da União – TCU e a um vasto referencial teórico, estabelecendo, a partir daí, quais são os pilares de governança dentro de uma universidade pública, quais são os elementos essenciais para a construção de um observatório de governança e de que forma esse observatório pode auxiliar a gestão na tomada de decisão, para então apresentar um projeto para a criação de observatório de governança na UFS.

Em termos metodológicos essa pesquisa possui uma abordagem qualitativa, buscando estudar a governança e os observatórios, com a finalidade de extrair e explicitar suas principais características. Quanto aos seus objetivos, ela classifica-se como exploratória, e busca por meio de análise documental comparar alguns observatórios de governança, e, assim, a partir das similitudes, extrair os elementos que darão o contorno ao projeto para a implantação de um observatório de governança na UFS, esperando com esse estudo contribuir para o aperfeiçoamento e fortalecimento da governança na UFS.

Presidente - 3001042 - THAIS ETTINGER OLIVEIRA SALGADO
Externo ao Programa - 2550927 - JEFFERSON DAVID ARAUJO SALES
Externo à Instituição - GUSTAVO MELO SILVA

Notícia cadastrada em: 15/04/2021 17:26