Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSEANO LIRA SANTOS
DATA: 27/06/2019
HORA: 13:00
LOCAL: Laboratório de Informática do Departamento de Administração- DAD- CCSA2
TÍTULO: FATORES QUE INFLUENCIAM NA MOTIVAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO HOSPITAL DE EMERGÊNCIA DR. DANIEL HOULY, ARAPIRACA/AL
PALAVRAS-CHAVES: Administração Pública. Gestão. Fatores Motivacionais
PÁGINAS: 91
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Organizações Públicas
RESUMO:
A abordagem comportamental começou a ganhar destaque na área da administração devido à importância do estudo da racionalidade do comportamento administrativo e como ele se manifesta no processo decisório, no papel da autoridade, na comunicação, no respeito aos princípios e regras que norteiam a honra e a probidade e na identificação com a organização. A partir disso surgiu o objetivo desta pesquisa, ou seja, descrever os fatores que motivam os funcionários de um hospital de emergência bem como as variáveis consideradas mais importantes pelos colaboradores, cuja organização hospitalar pertence à rede pública estadual de Alagoas. Foram abordados aspectos importantes para um melhor entendimento dos fatores que influenciam na motivação e satisfação dos servidores, e como estes fatores impactam nos alcances das metas institucionais, na qualidade do atendimento ao público e no ambiente de trabalho. A pesquisa trata-se de um estudo exploratório e descritivo, de levantamento amostral e survey realizada em campo, com apresentação de análise quantitativa. A população é composta por uma amostra dos servidores do H.E. D.H. da Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas. A técnica de coleta de dados foi realizada através de um questionário contendo trinta (30) – motivograma de Abrahm Maslow (1970) – cujo questionário já validado e referendado em outras pesquisas, que resultaram na descrição dos fatores motivacionais dos respectivos funcionários participantes da amostra. Os dados foram tabulados e analisados com base na teoria motivacional do supracitado teórico. Após análises dos dados coletados foi possível identificar e quantificar as variáveis de motivação - responsabilidade, autonomia, hierarquia, produtividade, desempenho e promoção, respectivamente, elementos de satisfação considerados relevantes para realização profissional e pessoal do grupo estudado. Logo, fatores motivacionais que contribuem para um ambiente de trabalho com autonomia e responsabilidade, dando-lhe importância e significado ao servidor