Banca de QUALIFICAÇÃO: SERGIO SAVIO FERREIRA DA CONCEICAO

DISCENTE: SERGIO SAVIO FERREIRA DA CONCEICAO
DATA: 31/07/2018
LOCAL: Laboratório de Informatica do DAD
TÍTULO: FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS: Uma análise da percepção dos agentes envolvidos sobre o processo de terceirização na Universidade Federal de Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: Terceirização. Contratos públicos. Execução contratual. Fiscalização de contratos.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública

Rotineiramente, em se tratando de terceirização de serviços, é comum pensar que o interesse público está devidamente alcançado com a consequente contratação da empresa prestadora, mediante processo licitatório. No entanto, a execução do contrato, nos termos daquilo pactuado, é, possivelmente, a fase mais crítica de todo o processo, uma vez que é através dessa atividade que serão garantidos o atingimento de todos os objetivos previamente planejados. Para que essa fase crucial seja desenvolvida da forma mais eficiente possível, é indicado que a administração nomeie gestores e fiscais de contratos capacitados, possibilitando que essas figuras funcionem como garantidoras da melhor execução do objeto. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo investigar a percepção dos agentes participantes (gestores, fiscais e prepostos) sobre o processo de fiscalização dos contratos de terceirização de mão de obra na Universidade Federal de Sergipe. A abordagem teórica está baseada nos conceitos do processo de terceirização, com foco na administração pública, além de se pautar nos contratos administrativos e suas características, e de gestão e fiscalização de contratos, focada na atuação e responsabilidades dos fiscais. Para atingimento deste objetivo será realizado um estudo qualitativo, de abordagem descritiva, adotando-se o estudo de caso único como estratégia de pesquisa. Os dados serão coletados mediante entrevistas semiestruturadas, pesquisa documental e observações diretas, e posteriormente submetidos à análise de conteúdo. Pretende-se, por meio desta pesquisa, indicar sugestões que possam melhorar o processo como um todo, desde a nomeação dos agentes até mesmo formas mais práticas de se lidar com os processos mensais gerados.

Presidente - 1224228 - MARIA CONCEICAO MELO SILVA LUFT
Interno - 1662887 - MARIA ELENA LEON OLAVE
Externo ao Programa - 1254765 - ROSALVO FERREIRA SANTOS

Notícia cadastrada em: 10/07/2018 10:16