Banca de DEFESA: JOATA MATHIAS ATANAZIO JUNIOR

DISCENTE: JOATA MATHIAS ATANAZIO JUNIOR
DATA: 15/03/2018
LOCAL: LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
TÍTULO: O PROCESSO DE INOVAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: O USO DE REDES SOCIAIS EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR
PALAVRAS-CHAVES: Assessoria de Comunicação. Comunicação organizacional. Processo de inovação. Redes sociais.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública

A internet e os recursos tecnológicos proporcionaram um processo de modernização nas organizações públicas brasileiras. A área de comunicação foi bastante impactada por esse fenômeno e passou a adotar uma série de ferramentas digitais, a exemplo de websites, blogs, redes sociais, entre outras. Isso possibilitou uma nova concepção de comunicação e de relacionamento com os públicos, cada vez mais interativos e participativos. Na Universidade Federal de Sergipe, a Assessoria de Comunicação foi instada a implantar novos canais de comunicação para o desenvolvimento profícuo e eficiente de suas atividades. Esta pesquisa objetivou, portanto, elaborar um diagnóstico do processo de inovação da comunicação organizacional da Ascom/UFS, do Campus de São Cristóvão (SE), com o destaque para o uso de redes sociais, no período compreendido entre os anos de 2006 a 2017. Para isso, foram realizados uma pesquisa documental e um estudo de caso, através da aplicação de entrevistas semiestruturadas com ex-chefes, servidores e atual chefe do setor comunicacional da UFS. Os dados obtidos foram submetidos à análise de conteúdo, apoiando-se em procedimentos qualitativos de interpretação. Desse modo, obteve-se que a política comunicacional da Ascom/UFS passou por um processo de modernização, o qual promoveu a inclusão e o aperfeiçoamento de ferramentas digitais fundamentais para o bom rendimento dessa área. As redes sociais (Twitter, Flickr, Facebook e Instagram) participaram efetivamente desse fenômeno inovacional, com reflexos na cultura organizacional do órgão. Os paradigmas de relacionamento e interatividade da UFS com o público foi alterado, ainda que de forma precária. Verificou-se que essa transformação na comunicação institucional está sendo gerenciada de forma incipiente, sem a devida formulação de conteúdos específicos para as novas mídias, o que prejudica a potencialidade desses canais. Esse diagnóstico permite afirmar ainda que o órgão necessita ajustar a administração de suas redes sociais, qualificando-a, para atingir satisfatoriamente os objetivos institucionais na gestão universitária.

Presidente - 1224228 - MARIA CONCEICAO MELO SILVA LUFT
Interno - 1825048 - NATHALIA CARVALHO MOREIRA
Externo ao Programa - 308938 - SONIA AGUIAR LOPES

Notícia cadastrada em: 06/03/2018 10:15