Banca de DEFESA: ARTHUR PAGANI BRANDAO

DISCENTE: ARTHUR PAGANI BRANDAO
DATA: 13/12/2017
LOCAL: LABORATÓRIO DO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO (DAD)
TÍTULO: A ESTRUTURA ADMINISTRATIVO-OPERACIONAL DE UMA AUDITORIA INTERNA DE INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO: UM ESTUDO DE CASO
PALAVRAS-CHAVES: Administração Pública, Controle Interno, Auditoria Interna, Universidade Federal de Sergipe, Instituições Federais de Ensino.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública

O presente estudo teve por objetivo verificar a atual situação da estrutura administrativo-operacional da Auditoria Interna da Universidade Federal de Sergipe, a fim de identificar aspectos passíveis de melhoria em prol de uma atuação mais eficiente e eficaz do órgão. No presente trabalho foi utilizada pesquisa documental e a aplicação da observação participante para a coleta dos dados. Os resultados evidenciaram que existem aspectos a serem aprimorados em todas as categorias de análise utilizadas e os mesmos possuem relação, direta ou indireta, com a estrutura administrativo-operacional da Auditoria Interna, vinculada à instituição objeto de sua atuação, no caso a Universidade Federal de Sergipe. Diante das informações obtidas e com o intuito de aprimorar a atuação deste órgão tão importante para a gestão e os controles institucionais da Universidade, o estudo propôs a centralização das auditorias internas de instituições federais de ensino em um único órgão diretamente vinculado ao Ministério da Educação, apresentando os aspectos positivos e negativos de tal modificação, bem como demonstrando a importância do debate no âmbito da Universidade Federal de Sergipe e das demais instituições federais de ensino frente a uma mudança de tal monta.

Externo ao Programa - 2550927 - JEFFERSON DAVID ARAUJO SALES
Presidente - 2215167 - MARCOS EDUARDO ZAMBANINI