Banca de DEFESA: SAFIRA GUIMARÃES NOGUEIRA

DATA: 24/02/2017
LOCAL: MINI AUDITÓRIO DO CCSA
TÍTULO: Evasão no Ensino Superior: proposições para monitoramento
PALAVRAS-CHAVES: Evasão; Ensino Superior; Gestão Acadêmica, Permanência.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública

Esta pesquisa trata da evasão no ensino superior, tendo como objetivo identificar fatores associados à evasão no curso investigado, com vistas à compreensão do fenômeno e à definição de estratégias e ações de mitigação. A pesquisa tem abordagem quantitativa e consiste num estudo descritivo da evasão de um curso de graduação de uma universidade pública brasileira. Foi adotada a pesquisa de levantamento como metodologia, tendo sido usado o questionário como instrumento de coleta de dados. O universo foi composto pelos ingressantes dos semestres letivos 2014.1, 2014.2, 2015.1 e 2015.2 do curso pesquisado (203 sujeitos), a amostra obtida foi de 66% da população (134 participantes). Como resultados, foi identificado um percentual de evasão de 27% do total de ingressantes do curso, foi feita uma caracterização dos ingressantes do curso quanto cinco grupos de fatores associados a evasão (fatores individuais, culturais, econômicos, acadêmicos e institucionais), distinguindo grupos de ativos e evadidos, e foram identificados três perfis discentes dentre o participantes (discentes ativos, discentes que mudaram de instituição, e discentes que abandonaram os estudos temporária ou definitivamente). A partir do diagnóstico realizado foram apresentadas sugestões para o monitoramento de aspectos relevantes para a compreensão do que tem influenciado as decisões pela evasão ou pela permanência no curso, de modo a auxiliar tomada de decisão da gestão quanto à definição de estratégias de ação.

Presidente - 3317187 - KLEBER FERNANDES DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 426368 - ROSA MARIA VIANA DE BRAGANCA GARCEZ
Interno - 1694462 - ROZANA RIVAS DE ARAUJO

Notícia cadastrada em: 21/02/2017 09:36