Banca de QUALIFICAÇÃO: IDAMAR DA SILVA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IDAMAR DA SILVA LIMA
DATA: 21/10/2022
LOCAL: SALA 1 do PPGAGRI, Campus Universitário da UFS
TÍTULO: Utilização de filme de partícula de cálcio em cultivares de morango no Estado de Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: Fragaria x ananassa Duch, qualidade organoléptica e antioxidante, filme de partícula.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

O morangueiro (Fragaria x ananassa Duch.) é uma espécie do gênero Fragaria, resultado da hibridação de duas espécies americanas, F chiloensis Mill. (originaria do Chila) e F. virginiana Duch (originaria dos Estados Unidos), sendo que a hibridação só ocorreu na França por volta de 1750. Por ser uma espécie que tem sua origem em região de clima temperado, com temperaturas mais amenas e menor intensidade de radiação solar, o morango apresenta limitações quanto ao cultivo em regiões de clima tropical, com temperatura mais elevada, alta radiação solar e umidade do ar, sendo necessária a realização de estudos com o objetivo de melhor adaptar a cultura nessas regiões. Diante das limitações ao cultivo do morango em regiões de clima tropical, se faz necessário a utilização de técnicas com intuito de diminuir os impactos do clima na cultura, como por exemplo, o uso de filmes de partícula de cálcio (CaCO3 ou CaO dissolvidos em água). A utilização de filmes de partícula vem sendo utilizada em culturas como café, uva, manga, melancia e noz persa, como alternativa para amenizar o estresse climático sofrido pelas plantas. O presente trabalho tem como objetivo geral avaliar as características ecofisiológicas, morfoagronômicas, bromatológicas, produtividade e qualidade, e conservação de frutas de cultivares de morango de dias neutro (Fragaria x ananassa Duch), com diferentes origens 3 cultivares provenientes da Espanha e 3 cultivares provenientes da Argentina, tratadas com aplicação de filme de partículas de cálcio (CaO) em 3 doses 0% 2,5% e 5%. Para isso o trabalho será dividido em 3 experimentos distintos. O primeiro instalado em campo, plantio em solo, com 3 cultivares provenientes da Espanha, sendo realizado o transplantio no mês de junho/21 e condução do cultivo até dezembro/21, onde foi avaliado a produtividade de pseudofrutos, qualidade organoléptica e compostos promotores da saúde, teor de clorofila A, B e total e relação clorofila A/B, fluorescência da clorofila, e avaliação do estado nutricional de plantas. O segundo experimento instalado em um sistema semi-hidropônico, plantio em substrato, com 3 cultivares provenientes da Espanha, sendo realizado o transplantio no mês de maio/22 e condução do cultivo até maio/23, onde será avaliado a produtividade total e distribuição ao longo do ciclo, qualidade organoléptica e compostos promotores da saúde, teor de clorofila A, B e total e relação clorofila A/B, fluorescência da clorofila, e avaliação do estado nutricional de plantas. O terceiro experimento instalado em um sistema semi-hidropônico, plantio em substrato, com 3 cultivares provenientes da Argentina, sendo realizado o transplantio no mês de julho/22 e condução do cultivo até julho/23, onde será avaliado a produtividade total e distribuição ao longo do ciclo, qualidade organoléptica e compostos promotores da saúde, teor de clorofila A, B e total e relação clorofila A/B, fluorescência da clorofila, e avaliação do estado nutricional de plantas. Como resultados esperados almejamos, determinar qual a melhor concentração de filme de partículas de cálcio para cada cultivar estudada, dentro de cada sistema de cultivo e origem da muda, seja na produção de frutas ou na qualidade das mesmas, verificar o efeito do filme de partícula de cálcio na mitigação dos efeitos adversos do clima, verificar a interação entre o filme de partículas de cálcio e os parâmetros fisiológicos da cultura do morango para as diferentes cultivares, determinar qual a cultivar mais se adapta as condições climáticas da região.

Interno - 461.265.383-15 - ANA VERUSKA CRUZ DA SILVA MUNIZ
Interno - 1562875 - LUIZ FERNANDO GANASSALI DE OLIVEIRA JUNIOR
Presidente - 1460010 - MARCELO AUGUSTO GUTIERREZ CARNELOSSI
Externo ao Programa - 2178501 - PEDRO ROBERTO ALMEIDA VIEGAS