Banca de QUALIFICAÇÃO: THAÍS PACHECO SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAÍS PACHECO SANTANA
DATA: 26/10/2022
LOCAL: SALA 2 do PPGAGRI, Campus Universitário da UFS
TÍTULO: Efeito da suplementação de metionina na dieta materna sobre o metabolismo da progênie criada sob diferentes condições ambientais.
PALAVRAS-CHAVES: absorção intestinal, ambiente materno, coturnix coturnix japônica; epigenética.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

No Brasil a avicultura é uma das atividades que contribui para a economia do paísdevido a sua produção eficiente, a qual é uma consequência marcada por fatoresespecíficos. Dentre esses fatores a seleção genética, que quando bem estabelecida,garante que o produtor consiga produzir aves de maneira barata com uma boa taxa decrescimento. Além disso, outro fator relevante é a nutrição, que além de beneficiar ataxa de crescimento, a produção e reprodução, ela também é capaz de minimizar osefeitos do ambiente sobre a ave. Para isso, a melhor estratégia implementada na dietadas aves é a utilização de aminoácidos, como por exemplo, a suplementação demetionina. A metionina é o primeiro aminoácido limitante para as aves, sendofundamental para a síntese proteica, ela também possui papel importante nas funçõesfisiológicas, no intestino delgado ela é absorvida, aumenta a digestibilidade, modifica adinâmica dos transportadores e estimula a expressão de genes que estão envolvidos notransporte de aminoácidos aumentando a absorção dos nutrientes. Além disso,alterações no níveis de metionina podem causar modificações no DNA. Essasmodificações são chamadas de modificações epigenéticas. Dentro dos estudos daepigenética, a transgeracional é a que nos permite entender sobre como o ambientematerno pode influenciar na habilidade da progênie em responder ao seu próprioambiente e assim, expressar as suas características de desempenho. Um outro fatorrelevante que pode prejudicar o funcionamento fisiológico, causando alterações nossistemas imune, oxidativo, digestivo e reprodutivo, prejudicando o desenvolvimento dasaves, é o estresse causado pelo ambiente. Sendo assim, este trabalho tem como hipóteseque o ambiente materno pode causar modificiações transgeracionais influenciando nacapacidade da sua progênie de responder ao estresse. Para isso três experimentos foramconduzidos: Experimento 1 - Suplementação de metionina na dieta materna decodornas de postura e sua progênie sobre a capacidade absortiva intestinal; Experimento 2 – Efeito da suplementação de metionina na expressão de genes relacionados à reprodução de matrizes de codornas de postura. Experimento 3.

Externo ao Programa - 2229398 - ANA PAULA DEL VESCO
Externo ao Programa - 1699576 - CLAUDSON OLIVEIRA BRITO
Presidente - 2579494 - LEANDRO TEIXEIRA BARBOSA
Interno - 2483844 - RENATA SILVA MANN