Banca de DEFESA: FABIANY DE ANDRADE BRITO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIANY DE ANDRADE BRITO
DATA: 29/07/2020
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: DIVERSIDADE GENNÔMICA E POTENCIAL FORMICIDA DO ÓLEO ESSENCIAL DE Croton tetradenius Baill.
PALAVRAS-CHAVES: Velaminho-da-serra, inseticida botânico, diversidade genômica, marcador molecular, SNP
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

Croton tetradenius Baill. (Euphorbiaceae), planta aromática e bioativa com ampla distribuição no Nordeste do Brasil, possui potencial inseticida e fungicida. Observar a variabilidade genética e realizar a caracterização biológica são etapas essenciais para implantação de coleções em Bancos Ativos de Germoplasma, importante para conservação de uma espécie vegetal. Assim, o objetivo do presente trabalho foi estimar a diversidade e estrutura genética de C. tetradenius em Sergipe, para introdução dessa espécie no Banco Ativo de Germoplasma de Plantas Medicinais e Aromáticas da Universidade Federal de Sergipe, bem como realizar a avaliação da toxicidade e efeitos subletais dos óleos essenciais de genótipos de C. tetradenius e seus compostos majoritários sobre a formiga cortadeira Acromyrmex balzani. Para análise genética, coletou-se 38 plantas em quatro municípios do Estado de Sergipe, Brasil (Porto da Folha, Poço Redondo, Lagarto e Pacatuba) e utilizou-se os marcadores SNP’s, obtidos pela metodologia de GBS. Os óleos essenciais de cinco plantas de C. tetradenius das mesmas localidades e seus compostos majoritários: 1,8-cineol, α-pineno, cânfora, (E)-pinocarveol e p-cimeno, foram testados via fumigação. O método CTAB 3% foi usado na extração do DNA para o desenvolvimento da biblioteca genômica de GBS, seguido do sequenciamento, processamento das sequências brutas e filtragens, resultando na identificação de 1.387 marcadores SNP’s de alta qualidade. Uma baixa diversidade genética média foi observada (HO < HE = 0,086; I = 0,143; f= 0,099). De acordo com a AMOVA, a maior diversidade genética foi observada dentro das localidades (95%) do que entre as localidades (5%), sendo baixa a diferenciação genética (FST = 0,041–0,062) entre as populações. O DAPC e COMPOPLOT mostraram a divisão de quatro grupos (k = 4), com maior sobreposição das plantas de Porto da Folha e Poço Redondo, indicando que o fluxo gênico atual foi menor que o fluxo gênico histórico. Todos os tratamentos repeliram e afetaram o comportamento de A. balzani. A sobrevivência de A. balzani foi reduzida, sendo a maior TL50 de 42,91 horas para CRT042. Valores de CL50 variaram de 1,47 a 2,40 μL.L-1 para os óleos essenciais e de 0,45 a 11,20 μL.L-1 para os compostos majoritários, sendo a cânfora mais tóxica. Conclui-se que há viabilidade da implantação de uma coleção de C. tetradenius no Banco Ativo de Germoplasma de Plantas Medicinais e Aromáticas da Universidade Federal de Sergipe com as plantas de C. tetradenius coletadas, sendo necessárias coletas adicionais de indivíduos nas quatro populações avaliadas, bem como a amostragem em outras regiões de ocorrência da espécie para ampliar a base genética. Foram verificadas a atividade formicida do óleo essencial e compostos majoritários de C. tetradenius, demonstrando seu potencial como inseticida natural sobre A. balzani.

Presidente - 2241349 - ARIE FITZGERALD BLANK
Externo à Instituição - JOSE BALDIN PINHEIRO
Interno - 1692351 - LEANDRO BACCI
Interno - 2307480 - MARIA DE FATIMA ARRIGONI BLANK