Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO SILAS OLIVEIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO SILAS OLIVEIRA DA SILVA
DATA: 20/07/2018
LOCAL: SALA 1 - PPGAGRI
TÍTULO: Filmes de partículas de cálcio para o controle de parâmetros ecofisiológicos do cafeeiro conilon.
PALAVRAS-CHAVES: fluorescência da clorofila; trocas gasosas; eficiência fisiológica; café
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

O café robusta ou conilon (Coffea canephora Pierre ex A. Froehner) é um dos produtos agrícolas de elevada importância econômica para o Brasil. O país é o maior produtor mundial de café com exportações que alcançaram em 2016 cerca de 3.300 toneladas. O cafeeiro (Coffea spp.) é uma planta tropical perene de crescimento lento e desempenho fisiológico afetado por diferentes aspectos ambientais: limitações de difusão aos cloroplastos de CO2 atmosférico atual, taxa de fotossíntese líquida (A) limitada normalmente abaixo de 10 µmol CO2 m-2 s-1, fotoinibição e fotorrespiração sob condições de elevada radiação solar e temperatura. É adaptada ao sombreamento e adensamento sob boa disponibilidade de nutrientes e água. Os filmes de partículas são tecnologias capazes de promover sombreamento e proteção aos efeitos ambientais em plantas. Esta pesquisa tem por objetivo avaliar os efeitos de filmes de partículas de cálcio sobre parâmetros ecofisiológicos do cafeeiro conilon no tabuleiro costeiro de Sergipe. Será realizada avaliação do efeito de diferentes métodos de sombreamento (consórcio com bananeira, dois filmes de partículas de cálcio, sem filme) sob trocas gasosas, parâmetros de eficiência fisiológica e fluorescência da clorofila como indicador de estresse do cafeeiro. Será realizado também estudo sobre o efeito do uso de filmes de partículas de cálcio associada à restrição hídrica (25%, 50% e 100% da ETC) do cafeeiro a pleno sol sobre parâmetros de trocas gasosas, eficiência fisiológica, fluorescência da clorofila, crescimento, alterações morfológicas e anatômicas do cafeeiro conilon.

Externo ao Programa - 2207731 - CARLOS DIAS DA SILVA JUNIOR
Presidente - 1562875 - LUIZ FERNANDO GANASSALI DE OLIVEIRA JUNIOR
Interno - 1460010 - MARCELO AUGUSTO GUTIERREZ CARNELOSSI
Interno - 2483844 - RENATA SILVA MANN