Banca de QUALIFICAÇÃO: PABLO JORDÃO ALCANTARA CRUZ

DISCENTE: PABLO JORDÃO ALCANTARA CRUZ
DATA: 25/06/2020
LOCAL: Videoconferência (plataforma Shype)
TÍTULO: Avaliação da memória de trabalho e do potencial cognitivo P300 em indivíduos com Diabetes Mellitus
PALAVRAS-CHAVES: Diabetes Mellitus; Cognição; Memória de Trabalho; Potencial Evocado P300.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fonoaudiologia

Introdução: O Diabetes Mellitus é uma afecção de alta incidência e prevalência na população mundial. Estudos indicam que, além das comorbidades descritas amplamente, como alteração renal e cardiovascular, esta condição de saúde é capaz de ocasionar declínio cognitivo, porém os processos adjacentes que envolvem esta relação não estão completamente elucidados na literatura. Objetivo: Entender por meio de uma revisão sistemática qual a relação do DM com o aumento da Latência do P300 e Verificar a relação entre os resultados da Memória de Trabalho e do Potencial Cognitivo de Longa Latência- P300 em adultos com Diabetes Mellitus. Metodologia: A pesquisa foi dividida em dois estudos: o primeiro intitulado “Influência do diabetes nos potenciais evocados P300: uma revisão sistemática” e o segundo estudo “Influência do Diabetes Mellitus nos resultados do potencial cognitivo e na Memória de Trabalho de Sergipe”. Para o estudo 1 foi realizado uma revisão sistemática com a seguinte pergunta norteadora: Qual a relação do DM com o aumento da Latência do P300? As bases usadas para a busca dos artigos foram PubMed, SciELO, LILACS e COCHRANE. Para o estudo 2 os participantes foram divididos em dois grupos: o grupo 1 formado por pessoas com diagnóstico do DM tipo II e o grupo 2 como controle sem diabetes. Inicialmente os participantes realizaram a avaliação glicêmica seguido de um rastreio cognitivo e auditivo. Participaram do estudo adultos com faixa etária entre 30 e 59 anos, de ambos os sexos. Foram excluídas da pesquisa as pessoas com baixa nota de corte para escolaridade no Mini Exame do Estado Mental e com perda auditiva que impossibilitasse a realização dos testes cognitivos e do P300. Após a aplicação da elegibilidade dos participantes foram avaliados os subcomponentes da Memória de Trabalho e o exame P300. Os dados foram organizados em tabelas no Microsoft Office Excel 2013®. Para análise estatística inferencial foi utilizado o teste de Mann-Whitney e o teste de correlação de Pearson, considerando estatisticamente significativo quando valores de p-valor foram menores que 0,05. Resultados: No estudo 1, na primeira fase de seleção foram encontrados 30 artigos nas bases de dados escolhidas, sendo excluídos cinco por serem duplicados. Após análise dos títulos e resumos foram lidos na integra 07 artigos. No estudo 2 foi observado diferenças de desempenho nos testes de Memória de trabalho e nos resultados de P300 entre os grupos estudados, com piores resultados no grupo de pessoas com Diabetes Mellitus. Conclusão: O estudo 1 concluiu que pessoas com DM apresentam latências elevadas no P300 o que indica que a cognição pode ser afetada por esta condição de Saúde. O estudo 2 pôde concluir que a DM interfere negativamente na Memória de trabalho e nos resultados do P300. A partir dos resultados de ambos os estudos concluímos que há uma forte influência da Diabetes Mellitus na cognição humana e que os aspectos que dão origem a este achado são de origens múltiplas.

Interno - 2137199 - PAULA SANTOS NUNES
Presidente - 1977480 - PRISCILA LIMA DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1961565 - RAPHAELA BARROSO GUEDES GRANZOTTI

Notícia cadastrada em: 09/06/2020 09:35