Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEIDINALDO RIBEIRO DE GOES MARQUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLEIDINALDO RIBEIRO DE GOES MARQUES
DATA: 09/12/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Lagarto
TÍTULO: Efetividade de visita domiciliar e telemedicina na redução de readmissão hospitalar e mortalidade de pacientes com Insuficiência Cardíaca: Revisão Sistemática e Metanálise de Ensaios Clínicos Randomizados.
PALAVRAS-CHAVES: Insuficiência cardíaca; Enfermeiro; Educação de pacientes.
PÁGINAS: 43
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

A Insuficiência Cardíaca (IC) constitui uma síndrome clínica complexa caracterizada pela desordem funcional ou estrutural do coração que prejudica a função do ventrículo em armazenar ou ejetar sangue. A doença atinge milhões de pessoas no mundo e representa um problema de saúde pública por sua alta morbimortalidade, elevado consumo de recursos de saúde, prolongado tempo de hospitalização e reinternações frequentes. O objetivo deste estudo é avaliar efetividade de intervenção educativa realizada por enfermeiros a pacientes com IC na redução de reinternações e mortalidade. Trata-se de uma revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizados realizada conforme diretrizes PRISMA e com registro PROSPERO. Foi utilizada a estratégia PICOS para estabelecimento da busca. As palavras-chave utilizadas foram insuficiência cardíaca, enfermagem e educação de paciente selecionadas a partir dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e do Medical Subject Headings (Mesh). As bases de dados utilizadas foram Cumulative Index to Nursing and Allied Health (CINAHL), Cochrane Controlled Trials Register, U. S. National Library of Medicine (PubMed) e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Uma pesquisa em literatura cinza incluiu o Google Scholar, OpenThesis e clinical trials. Os primeiros 100 resultados da pesquisa do Google Scholar foram analisados. As listas de referência de todos os estudos e revisões elegíveis foram digitalizadas para identificar estudos adicionais para inclusão. Os operadores booleanos “AND” e “OR” foram utilizados com as palavras-chave para guiar a busca nas bases de dados. A busca inicial resultou em 2014 artigos, 1780 após remoção dos registros duplicados. Cento e vinte e seis estudos atendiam aos critérios de inclusão e foram lidos na íntegra. E destes, 7 foram incluídos. Os estudos incluídos foram realizados na Ásia, Europa e América entre os anos de 2001 e 2016. Quanto à população, foram analisados 1.274 pacientes com média de 74 anos, predominantemente do sexo masculino (55%) e em acompanhamento após alta de 6 meses (43%). Os sete estudos relataram redução das readmissões hospitalares em relação aos grupos controle. Os cinco estudos que relataram mortalidade mostraram menores taxas para os pacientes que receberam as intervenções. Em análise do risco de viés, os estudos apresentaram melhor desempenho quanto à geração da sequência aleatória e pior no item referente ao cegamento dos participantes e pacientes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2869627 - ADRIANA GIBARA GUIMARÃES
Interno - 2137199 - PAULA SANTOS NUNES
Externo ao Programa - 2029205 - ANDREIA FREIRE DE MENEZES
Notícia cadastrada em: 28/11/2019 10:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2020 - UFRN - bemtevi1.bemtevi1 v3.5.16 -r10787-147c949b3