Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JUCIMARA NASCIMENTO GOIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JUCIMARA NASCIMENTO GOIS
DATA: 30/05/2019
HORA: 08:00
LOCAL: Lagarto
TÍTULO: Alterações de deglutição em indivíduos com câncer de orofaringe submetidos à terapia conservadora: uma revisão sistemática.
PALAVRAS-CHAVES: Câncer; Orofaringe; Radioterapia; Quimiorradioterapia; Desordem de deglutição.
PÁGINAS: 41
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO:

O câncer é uma das principais causas de morbimortalidade no mundo, sendo o de orofaringe um dos cânceres mais comuns entre os que atingem a região da cabeça e pescoço. A radioterapia é o principal tratamento utilizado para sua preservação; porém, a disfagia induzida por radiação, como um efeito colateral multifatorial final, ocorre em mais de 50% dos pacientes e pode gerar diversas consequências como: estado de desnutrição, risco aumentado de pneumonia aspirativa e dependência da gastrostomia. Dessa forma, essa revisão sistemática tem como objetivo verificar as alterações de deglutição em indivíduos com câncer de orofaringe submetidos à radioterapia. Um registro na base eletrônica PROSPERO foi realizado. A busca foi realizada em cinco base de dados eletrônicas (SciELO, LILACS, PubMed, Web of Science, Scopus), além da busca da literatura cinzenta nas bases de dados (OpenThesis e OpenGrey), evitando viés de seleção e publicação. Os dados foram extraídos por meio de tabelas confeccionadas exclusivamente para este fim, por dois revisores, de forma independente. Foram considerados elegíveis estudos longitudinais prospectivos sobre o tema, alterações de deglutição em indivíduos com câncer de orofaringe submetidos a terapia conservadora, avaliados em base de dados primárias ou secundárias, irrestrito para ano, idioma e status de publicação. A busca resultou em 899 registros e após remoção dos registros duplicados, 664 prosseguiram para análise dos títulos e resumos. Após análise, somente 20 registos foram elegíveis para leitura do texto completo, dos quais apenas quatro preencheram os critérios de elegibilidade. Todos os pacientes dos estudos elegíveis apresentaram algum tipo de alteração na deglutição, sendo frequentes força e retração da base da língua reduzidas, atraso no disparo da deglutição, elevação laríngea reduzida, presença de resíduo em língua e palato, em região faríngea, valéculas e parede posterior da faringe, bem como no interior dos vestíbulos e em seios piriformes. Dos achados ainda foi possível identificar outros aspectos relevantes como sintomas locais como falta de apetite, problema com muco e boca seca, dificuldade de mastigar, engolir e sensação de gosto ruim das comidas; também foram encontrados sintomas sistêmicos ou globais como fadiga, angústia, sono perturbado e sonolência.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2926720 - CARLA PATRICIA HERNANDEZ ALVES RIBEIRO CESAR
Presidente - 2127825 - CARLOS EDUARDO PALANCH REPEKE
Externo ao Programa - 2360569 - KATHARINA MORANT HOLANDA DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 16/05/2019 11:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2020 - UFRN - fragata3.fragata3 v3.5.16 -r12198-ed85f859cd