Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELISVÂNIA BARROSO CARREGOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELISVÂNIA BARROSO CARREGOSA
DATA: 06/07/2017
HORA: 08:30
LOCAL: UFS - Campus São Cristóvão à definir
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DO CORE SET DA CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE (CIF) PARA HANSENÍASE – ETAPAS DOS ESTUDOS MULTICÊNTRICO E QUALITATIVO.
PALAVRAS-CHAVES: Hanseníase, CIF, incapacidades funcionais, estudo multicêntrico, estudo qualitativo
PÁGINAS: 200
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RESUMO:

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, causada pelo organismo Mycobacterium leprae, (WHO, 1988) a principal via de transmissão de M. leprae é a via aerea superior, a pessoa portadora do bacilo de hansen, não tratada elimina e a captação é através da mucosa nasal de pessoa saudável. Acomete principalmente o sistema nervoso periférico, pele e alguns outros tecidos, como ossos e articulações, olhos, testículos, músculos e glândulas supra-renais (BELDARRAÍN-CHAPLEE, 2017).

A organização de saúde propõe estratégia mundial contra a hanseníase 2016-2020, visando novamente erradicar a hanseníase do mundo. Essa estratégia tem como meta: zerar o número de crianças com diagnóstico de hanseníase e deformidades visíveis, taxa de novos casos com deformidades visíveis menor que 1 milhão e zerar o número de países que permitem a discriminação (SMITH et al., 2015; WHO, 2016a). Apesar de todos os esforços para erradicar a hanseníase no mundo, dados mostram que esta doença, ainda constitui uma ameaça para a saúde pública, particularmente no Brasil, pois cerca de 30.000 novos casos são relatados por ano (BRASIL, 2016).

Pacientes com diagnóstico de hanseníase, ainda hoje sofrem o estigma relacionado com a doença. Gerando transtornos muito maiores que as manifestações clínicas, impactando na velocidade do diagnóstico, adesão ao tratamento e relacionamento com familiares, amigos, promovendo isolamento social, comprometendo a qualidade de vida (LUSLI et al., 2016).

A Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) é um instrumento que classifica e auxilia na descrição da funcionalidade e incapacidade relacionadas com as codições de saúde, refletindo uma nova abordagem classificando a saúde no âmbito biológico, individual e social. Internacionalmente, a CIF é utilizada em pesquisas, clínicas e instituições acadêmicas. Possibilita padronizar a linguagem relacionada à deficiência, auxiliando a comunicação entre profissionais de saúde, pesquisadores e formuladores de políticas, facilitando a apresentação e orientação do desenvolvimento de reabilitação (CASTANEDA; BERGMANN; BAHIA, 2014; CIEZA et al., 2014).

A CIF aborda a funcionalidade humana em 1.454 categorias dificultando o seu uso prático, para solucionar este problema têm sido desenvolvidos conjuntos de categorias, chamado core set, direcionando a avaliação para as categorias que são típicas e significativas para uma determinada condição de saúde (SELB et al., 2014)

Há uma escassez de registros nacionais e internacionais classificando a hanseníase no âmbito biológico, psicossocial, com uma perspectiva sobre a incapacidade funcional. Principalmente no Brasil, que é o segundo país na incidência e prevalência de casos de hanseníase. Impossibilitando uma visão precisa sobre o real impacto socioeconômico. O objetivo deste estudo é identificar através de um estudo multicêntrico e um estudo qualitativo as incapacidades funcionais de pacientes com hanseníase considerando os domínios biopsicossociais da CIF e desenvolver o core set da CIF para hanseníase incluindo no mesmo as incapacidades que são mais predominantes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1783432 - PAULO HENRIQUE LUIZ DE FREITAS
Interno - 2353533 - JOSE ADERVAL ARAGAO
Interno - 2127825 - CARLOS EDUARDO PALANCH REPEKE
Externo ao Programa - 1347234 - KARINA CONCEICAO GOMES MACHADO DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 02/06/2017 08:42
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2020 - UFRN - bemtevi1.bemtevi1 v3.5.16 -r10840-e5b57c044