Banca de DEFESA: BEATRIZ COSTA DA SILVA

DISCENTE: BEATRIZ COSTA DA SILVA
DATA: 23/04/2021
LOCAL: Sala virtual- https://meet.google.com/zmx-vbpj-ven
TÍTULO: Construção e validação de um plano de alta hospitalar de enfermagem para pacientes com insuficiência cardíaca
PALAVRAS-CHAVES: Insuficiência Cardíaca. Alta do paciente. Cuidados de Enfermagem.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem Médico-Cirúrgica

INTRODUÇÃO: A alta é a atividade de liberação de um paciente do local de cuidados e normalmente se refere à data em que ele deixa o hospital. A alta pode ser definida, também, como o processo que decide o que o paciente precisa para mudar suavemente de um nível de cuidado para outro. Um adequado processo de transição do ambiente hospitalar para o domiciliar promove o autocuidado do paciente após a alta hospitalar. Sendo assim, pode-se destacar entre as doenças com maior influência no quantitativo de internações pelo SUS, a Insuficiência Cardíaca (IC) que é definida como uma síndrome clínica caracterizada por sinais e sintomas de sobrecarga de líquido e perfusão tissular inadequada. A IC destaca-se como uma doença grave, visto que além de impactar em fatores socioeconômicos e limitar a qualidade de vida do paciente, apresenta altas taxas de incidência e mortalidade com elevado custo para o sistema de saúde. OBJETIVOS: elaborar e validar um plano de alta hospitalar de enfermagem para pacientes com IC. MÉTODO: pesquisa aprovada no Comitê de Ética em Pesquisa, CAAE 28068919.1.0000.5546 e parecer 4.396.816. Estudo metodológico realizado em 04 etapas: 1) identificar a categoria do cliente - representada pela escolha da população alvo e da prioridade em saúde desse estudo; 2) levantamento de dados na literatura – realização da revisão integrativa que embasou a construção do plano de alta; 3) elaboração do plano de alta hospitalar de enfermagem com base nos sinais e sintomas clínicos trazidos pela Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Aguda e Crônica, nas evidências da revisão integrativa, nos principais diagnósticos encontrados na NANDA-I e nas intervenções de enfermagem da NIC, além da validação do conteúdo com quatro docentes experts em estudos de validação e sistemas de classificação; 4) validação da semântica da cartilha de alta para pacientes com IC através de formulário online com enfermeiros brasileiros com doutorado concluído e atuação atual na docência/pesquisa e/ou assistência em cardiologia na Região Nordeste do país. Contou com a participação de quatro enfermeiros experts que preencheram o formulário tipo Likert com cinco possibilidades de “totalmente adequado” até “totalmente inadequado”, avaliando se os itens estavam adequadamente inseridos no plano de alta. RESULTADOS: Na validação do conteúdo sugestões foram emitidas pelos experts e incorporadas na versão final do plano de alta e após a segunda rodada foi alcançado um IVC global satisfatório (1,0). Na validação da semântica foi possível verificar que algumas alterações sugeridas por esses avaliadores iam de encontro com o que os avaliadores do conteúdo haviam sugerido anteriormente, por isso algumas sugestões não foram acatadas. De maneira geral, a aplicabilidade da cartilha para os pacientes com IC foi validada na segunda fase após atingir um IVC global satisfatório (0,95). CONSIDERAÇÕES FINAIS: O plano de alta de enfermagem para pacientes com insuficiência cardíaca elaborado e validado apresenta-se adequado para ser utilizado no processo da alta hospitalar pelos profissionais enfermeiros e para esses pacientes e seus familiares.

Presidente - 2937474 - MARIA DO SOCORRO CLAUDINO BARREIRO
Interno - 1935503 - GLEBSON MOURA SILVA
Externo ao Programa - 1338444 - ROSEMAR BARBOSA MENDES
Externo ao Programa - 1738313 - CARLA KALLINE ALVES CARTAXO FREITAS