Banca de DEFESA: BRUNA SANTOS CARDOSO

DATA: 28/02/2019
LOCAL: Auditório BICEN
TÍTULO: QUALIDADE DE VIDA E ESTRESSE EM GRADUANDOS DE ENFERMAGEM
PALAVRAS-CHAVES: Qualidade de Vida. Estresse psicológico. Aprendizagem ativa. Estudantes de enfermagem.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública

Objetivo: avaliar se o método de ensino aprendizagem influencia na percepção de qualidade de vida e estresse dos acadêmicos de enfermagem de uma universidade federal. Método: estudo observacional de corte transversal com abordagem descritiva e quantitativa; amostra composta por 243 acadêmicos de enfermagem de dois campi da Universidade Federal de Sergipe, dados coletados entre outubro de 2017 e fevereiro de 2018, por meio de um questionário contendo itens para caracterização socioeconômica, acadêmica e hábitos de vida, e os instrumentos WHOQOL-bref e PSS-10, para avaliação da qualidade de vida e da percepção de estresse dos estudantes, respectivamente. Para a análise de dados, foi utilizado o SPSS 20. A significância estatística entre as variáveis foi testada por meio dos testes qui-quadrado de Pearson e Exato de Fisher; a associação entre as variáveis foi determinada pelos testes T e ANOVA, com os níveis de significância estabelecidos em valores menores que 0,05; a correlação de Pearson foi usada para determinar a correlação entre os domínios do WHOQOL-bref e a PSS. Resultados: graduandos do método ativo apresentaram qualidade de vida superior nos domínios psicológico, social, ambiental e QV global. Não houve diferença na percepção do estresse entre os alunos do campus com método ativo e tradicional. Houve correlação negativa entre os domínios do WHOQOL-bref e a PSS. Conclusão: as características dos métodos de ensino-aprendizagem estão associados a melhor percepção da QV entre os estudantes do método ativo.

Presidente - 2661918 - JOSE ANTONIO BARRETO ALVES
Interno - 2865478 - ANDRÉIA CENTENARO VAEZ
Externo ao Programa - 2771472 - MARIANGELA DA SILVA NUNES

Notícia cadastrada em: 27/02/2019 08:14