Banca de DEFESA: ANDRE ANDRADE RABELO

DISCENTE: ANDRE ANDRADE RABELO
DATA: 24/02/2022
LOCAL: meet.google.com/bry-oavo-uqk
TÍTULO: DEGRADAÇÃO DA ENERGIA COMO RECURSO PARA UMA DISCUSSÃO CIENTÍFICA DA RELAÇÃO HOMEM-PLANETA NO ENSINO DE FÍSICA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física, Termodinâmica, Degradação de Energia.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

A abordagem da Segunda Lei da Termodinâmica no Ensino Médio é superficial e decorre daí a pouca compreensão do significado da grandeza entropia, ou da degradação da energia. Este trabalho propôs, por meio de uma sequência didática, mostrar que a compreensão mais rigorosa da Segunda Lei é capaz de demonstrar, via degradação, a dificuldade de se estabelecerem padrões sustentáveis de desenvolvimento, sob o paradigma do crescimento econômico, ultrapassando o enfoque tradicionalmente relacionado apenas ao estudo das máquinas térmicas. Aproximando-se do que preconizam os PCNs, a sequência articulou os conceitos e leis físicas à vivência dos alunos, atribuindo-lhes significado. Aplicada com a participação ativa dos alunos em uma adaptação para o ensino remoto da metodologia Ensino sob Medida, procurou promover a autonomia para aprender do educando, atiçando sua curiosidade com a temática ambiental, sem negligenciar a abstração teórica da Física. O uso da metodologia inseriu ativamente os alunos no processo de aprendizagem, o que aumentou a participação na aula e possibilitou, além de bom índice de acerto em questões de vestibulares e Enem, a aquisição de um conhecimento mais amplo e crítico da conexão entre o mundo natural e o social.

Presidente - 1551048 - LAELIA PUMILLA BOTELHO CAMPOS DOS SANTOS
Interno - 1838858 - GERSON CORTES DUARTE FILHO
Externo à Instituição - PEDRO VALENTIM DOS SANTOS

Notícia cadastrada em: 23/02/2022 07:55