Banca de DEFESA: ALINE CRUZ DO NASCIMENTO

DISCENTE: ALINE CRUZ DO NASCIMENTO
DATA: 18/02/2022
LOCAL: meet.google.com/fqp-fcix-ksh
TÍTULO: A NATUREZA RADIATIVA DO SOL POR MEIO DA DINÂMICA DOS GASES SIMULADAS UTILIZANDO APPLETS
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física. Gases ideais. Método Jigsaw. Trabalho colaborativo. Simulações interativas. Sol.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O avanço tecnológico vem ganhando cada vez mais espaço na área educacional, sendo discutida e defendida a importância de utilizar as ferramentas computacionais para auxiliar a aprendizagem no ensino de conteúdos mais complexos. A partir do ano de 2020, essa realidade tornou-se de fundamental importância, pois ocorreu o fechamento das escolas e a obrigatoriedade do ensino remoto, causado pelo agravamento da pandemia da COVID-19. Neste trabalho, foram aliadas ferramentas digitais de ensino em uma sequência didática sobre a Lei Geral dos Gases Ideais utilizando o Sol como tema motivador. Para isto, foi planejada uma sequência didática utilizando o método Jigsaw, que permitiu a dedução da Lei Geral dos Gases Ideais a partir da combinação dos resultados encontrados por grupos de alunos para as leis de Boyle, Charles, Gay-Lussac e Avogadro, juntamente com a interpretação microscópica das variáveis macroscópicas simuladas (temperatura, pressão e volume). Para estudo das propriedades gerais dos gases e da sua dinâmica microscópica, foi utilizada a simulação interativa “Propriedade dos Gases”, do projeto PhET® Colorado. Com isto, fornecemos os subsídios e tutoriais para um momento lúdico, voltado para que através das dinâmicas em grupo, os alunos pudessem estudar as leis e ao final formar um quebra-cabeça para encontrar a equação da Lei Geral dos Gases ideais e discuti-la. Assim, além de uma experiência para extrapolar os conteúdos do currículo básico, para interpretar a presença dos gases ideais na estrela solar, e os diferentes tipos de transformações, este trabalho forneceu um contexto potencialmente significativo de como explorar simulações interativas nas aulas de Física.

Presidente - 1546057 - ANA FIGUEIREDO MAIA
Interno - 1973027 - SERGIO SCARANO JUNIOR