A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de DEFESA: RICARDO DA SILVA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RICARDO DA SILVA SANTOS
DATA: 16/02/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Virtual via Link google meet: https://meet.google.com/izu-irtm-wca
TÍTULO: O ENSINO DE ELETROSTÁTICA EM UMA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: ANALISANDO A ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO BLOG.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de física, pedagogia da alternância, design for change, aprendizagem significativa, eletrostática.
PÁGINAS: 182
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

A sociedade contemporânea, diante das constantes transformações sociais da era pós-moderna, exige cidadãos que sejam profissionais com disposição para aprender e pensar, atendendo a diferentes demandas do seu ambiente profissional e propondo soluções criativas para os desafios encontrados, e a capacidade de intervirem no meio em que vivem, sendo sujeitos no processo de transformações que visam mudar a sua realidade, bem como de sua comunidade. Diante deste fato nos perguntamos: O ensino de Física praticado atualmente corresponde aos anseios da sociedade atual? É possível que uma série de demonstrações e questões conceituais inseridas em uma Unidade de Ensino tenham o potencial de auxiliar no desempenho e satisfação da aprendizagem do sujeito acerca do tema eletrostática em um ambiente de pedagogia da alternância? Quando associado ao ensino de Física, o design for change pode contribuir para formar alunos protagonistas da construção do seu aprendizado e ativos nas mudanças sociais que representem a construção de uma nova realidade no meio em que vivem? Para buscar elementos que respondam essas perguntas tivemos por objetivo elaborar um produto educacional a partir de uma unidade de ensino que utiliza a Pedagogia da alternância e princípios da Teoria Aprendizagem Significativa como suporte teórico que vise despertar no aluno uma capacidade investigativa, crítica, questionadora e avaliativa do tema eletrostática aplicados no ensino médio, bem como, formar cidadãos que sejam sujeitos na construção da sua história, do seu projeto de vida, transformando o seu meio. O trabalho foi de natureza exploratória, do tipo qualitativa e o estudo de caso para análise do produto educacional como material de ensino potencialmente significativo. O design for change também foi utilizado como ferramenta metodológica, por estar de acordo com o Projeto Político Pedagógico da escola, Aprendizagem Significativa e a Pedagogia da Alternância. A unidade de ensino foi aplicada em uma sala de aula do 3º ano do ensino médio composta por 8 alunos da rede pública estadual e as ações do Design foram desenvolvidas nas suas redes sociais. A partir do desenvolvimento do produto educacional de forma remota, identificamos que os alunos conseguiram a condição de serem protagonistas do processo de ensino e aprendizagem, exercendo importante papel na realidade de suas comunidades ao intervirem em seus meios sociais no sentido de modificá-los e divulgarem os resultados obtidos, incentivando demais membros de suas comunidades a adotarem a mesma postura engajadora, atuante e proativa.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FRANCISCO NAIRON MONTEIRO JÚNIOR
Interno - 1551048 - LAELIA PUMILLA BOTELHO CAMPOS DOS SANTOS
Presidente - 2448855 - TIAGO NERY RIBEIRO

Notícia cadastrada em: 14/02/2022 10:16
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf