Banca de DEFESA: RÔMULO ANDRADE DANTAS

DISCENTE: RÔMULO ANDRADE DANTAS
DATA: 19/11/2021
LOCAL: On-line no Google meet
TÍTULO: O EXPERIMENTO DE ERATÓSTENES E SUAS POSSIBILIDADES NO ENSINO DE FÍSICA.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física. Experimento de Eratóstenes. Atividade significativa.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O ensino de Física permite explorar a aprendizagem significativa através de experimentos como o do matemático, gramático, poeta, geógrafo, bibliotecário e astrônomo da Grécia Antiga, Eratóstenes de Cirene (276 a.C. — Alexandria, 194 a.C.), famoso por calcular a circunferência da Terra. Tendo em vista que o experimento oferece relevante compreensão dos conceitos da Astronomia, assim como também valoriza a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em física e matemática, reproduzindo um experimento realizado em meio à simplicidade de uma época sem tecnologia. Considerando o exposto, o presente estudo faz uma discussão teórica, seguida da atividade prática realizada com um grupo de alunos do ensino médio, para assim analisar os pontos positivos das aulas de física por meio de experiências cientificas simples. A velocidade das informações permite que a educação valorize novas metodologias ativas de ensino, para assim cativar a atenção dos discentes, visto que aulas mais dinâmicas e diversificadas se tornam interessantes para variadas faixas etárias. A aplicação do produto se deu de forma dinâmica e adaptada à nova realidade, provocada pela pandemia mundial do novo coronavírus. O Produto é um conjunto de atividades que relaciona o ensino aprendizagem ao meio social, profissional, cultural, dentre outras funções. Aplicamos uma única atividade prognóstica na primeira aula e fomos debatendo os resultados nas demais junto à aplicação do produto, para assim enriquecer o campo de abrangência do conhecimento e consumar os objetivos propostos desde o princípio da pesquisa deste presente trabalho. Notadamente os alunos estavam com ótimo desempenho e conhecimento a respeito das disciplinas, inclusive muitos erros nas respostas das questões da atividade prognóstica ocorreram por excesso de confiança deles. Observamos que um dos maiores empecilhos na experimentação é a falta de interesse da gestão escolar de introduzir um currículo condizente com a realidade do educando e a falta da capacitação técnica dos profissionais da educação, principalmente após a revolução dos sistemas online, que oferece maior flexibilidade de horários, explicações sobre conteúdos disponíveis por tempo maior, maior organização, planejamento didático, entre outros.

Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Interno - 1820503 - EDVALDO ALVES DE SOUZA JUNIOR
Externo à Instituição - MARCO ANTONIO MOREIRA
Presidente - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA