Banca de DEFESA: TIAGO VIANA DO NASCIMENTO

DATA: 31/08/2020
LOCAL: Sala virtual - meet.google.com/cbw-xvck-oyu
TÍTULO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO E PRODUÇÃO DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS
PALAVRAS-CHAVES: Sequência Didática, Ensino de Física, Ondas Eletromagnéticas, Rádio Transmissor.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

O ensino de Ondas Eletromagnéticas no Ensino Médio está presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) como a importância dos estudos das ondas para o conhecimento do estudante ao longo de sua vida, como várias aplicações desde uma transmissão de rádio a radiações de exposição ou aplicação na medicina. Um problema encontrado nos estudos de ondas eletromagnéticas é a abordagem de ensino de forma tradicional, onde o professor é detentor do discurso e o aluno, o ouvinte. Esse trabalho segue uma linha de aprendizagem ativa, que coloca o aluno como o centro do universo da sala de aula em uma sequência didática que aborda o conteúdo de ondas eletromagnéticas na qual foi aplicado no Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte. O conteúdo a ser abordado faz parte da grade curricular da terceira série do Ensino Médio, o que se faz necessário uma revisão de ondas, na qual será exposto para o estudante uma forma de lembrar o assunto em questão, como sua natureza, tipo e classificação e os fenômenos ondulatórios presentes. Para a revisão, por se tratar de conceitos físicos, adotaremos a metodologia de aprendizagem ativa, a Instrução pelos Colegas (IpC) assim como no ensino de ondas eletromagnéticas. Além do IpC na sequência foram realizadas aulas com atividade prática experimental na construção de experimentos com circuitos osciladores responsáveis pela geração de ondas eletromagnéticas, um rádio transmissor FM. O processo avaliativo se dá com pré-testes nas atividades prévias e através das questões conceituais aplicadas no IpC e ao final do trabalho, pós teste, com a aplicação de uma atividade final de caráter formativa para que seja um instrumento de análise para o professor na qual pode-se verificar o nível de aprendizagem atingido pelo grupo de estudante.

Presidente - 1424267 - CELSO JOSE VIANA BARBOSA
Interno - 1820503 - EDVALDO ALVES DE SOUZA JUNIOR
Externo à Instituição - JOSÉ ROBSON MAIA

Notícia cadastrada em: 26/08/2020 21:13