A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ERIKA CRISTINA MENESES DE FRANCA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERIKA CRISTINA MENESES DE FRANCA
DATA: 18/06/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Virtual - meet.google.com/jcb-wyzx-nmu
TÍTULO: História e Filosofia da Ciência no Ensino de Física: Uma abordagem sobre a Terceira Lei de Newton no Ensino Médio
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física. Filosofia da Ciência. História da Ciência. Leis de Newton
PÁGINAS: 21
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

Algumas pesquisas realizadas na área de ensino de Ciências vêm evidenciando, de forma abrangente, a importância de abordagens histórico-filosóficas, por considerarem que, através delas, as aulas podem se tornar mais instigantes e reflexivas. Mediante tais abordagens, almeja-se que os alunos sejam capazes de desenvolver o pensamento crítico e que possam compreender a razão e o significado dos diversos conteúdos estudados. Todavia, a quantidade de publicações esclarecedoras dos resultados de investigações científicas sobre a aplicação abordagem da Terceira Lei de Newton na escola básica considerando a História e Filosofia da Ciência (HFC) é ainda pequena. Diante disso, o objetivo geral deste estudo é apresentar um produto educacional que possibilite a abordagem da História e da Filosofia da Ciência no ensino e na aprendizagem de Física, com ênfase no ensino da Terceira Lei de Newton no Ensino Médio. Para isso, será desenvolvida uma sequência didática para a disciplina Física, ministrada nos primeiros anos do Ensino Médio. Espera-se que, ao final, além de auxiliar na compreensão de conceitos físicos e de situações contextuais, essa abordagem proporcione uma visão da ciência como construção humana.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Interno - 1424267 - CELSO JOSE VIANA BARBOSA
Interno - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA

Notícia cadastrada em: 16/06/2020 09:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2023 - UFRN - dragao2.dragao2 v3.5.16 -r18277-8067e35817