Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERIKA CRISTINA MENESES DE FRANCA
DATA: 18/06/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Virtual - meet.google.com/jcb-wyzx-nmu
TÍTULO: História e Filosofia da Ciência no Ensino de Física: Uma abordagem sobre a Terceira Lei de Newton no Ensino Médio
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física. Filosofia da Ciência. História da Ciência. Leis de Newton
PÁGINAS: 21
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:
Algumas pesquisas realizadas na área de ensino de Ciências vêm evidenciando, de forma abrangente, a importância de abordagens histórico-filosóficas, por considerarem que, através delas, as aulas podem se tornar mais instigantes e reflexivas. Mediante tais abordagens, almeja-se que os alunos sejam capazes de desenvolver o pensamento crítico e que possam compreender a razão e o significado dos diversos conteúdos estudados. Todavia, a quantidade de publicações esclarecedoras dos resultados de investigações científicas sobre a aplicação abordagem da Terceira Lei de Newton na escola básica considerando a História e Filosofia da Ciência (HFC) é ainda pequena. Diante disso, o objetivo geral deste estudo é apresentar um produto educacional que possibilite a abordagem da História e da Filosofia da Ciência no ensino e na aprendizagem de Física, com ênfase no ensino da Terceira Lei de Newton no Ensino Médio. Para isso, será desenvolvida uma sequência didática para a disciplina Física, ministrada nos primeiros anos do Ensino Médio. Espera-se que, ao final, além de auxiliar na compreensão de conceitos físicos e de situações contextuais, essa abordagem proporcione uma visão da ciência como construção humana.