A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRE ANDRADE RABELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRE ANDRADE RABELO
DATA: 17/06/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual - meet.google.com/xjg-cyed-cwi
TÍTULO: DEGRADAÇÃO DA ENERGIA COMO RECURSO PARA UMA DISCUSSÃO CIENTÍFICA DA RELAÇÃO HOMEM-PLANETA NO ENSINO DE FÍSICA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física, Termodinâmica, Ensino Colaborativo, Jigsaw.
PÁGINAS: 20
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

A irreversibilidade dos processos naturais é pouco abordada no Ensino Médio, enquanto a conservação da energia é um princípio frequente nas Ciências da Natureza. A Segunda Lei da Termodinâmica, que estabelece o princípio da degradação da energia, é geralmente trabalhada de forma muito superficial, no estudo das máquinas térmicas. A entropia, sendo uma grandeza que permite expressar a Segunda Lei da Termodinâmica matematicamente (∆S≥0), pode levar a Termodinâmica para muito além do estudo das máquinas térmicas. Além disso, a transposição didática da variação da entropia como medida da indisponibilidade de energia útil a partir do Ciclo de Carnot e o estudo do conceito de reversibilidade/irreversibilidade, possibilitará discutir de forma consistente o tema da sustentabilidade. Nesse sentido, pretendemos que os alunos estejam envolvidos no processo de aprendizagem por meio do ensino colaborativo com a metodologia Jigsaw. Para concretizar a transposição didática, elaboraremos tarefas de leituras para permitir ao professor debater com seus alunos e subsidiar a defesa de seus pontos de vista em grupos colaborativos, levando-os a um maior desenvolvimento cognitivo através da interação social. Para isso, propomos neste trabalho uma sequência didática, que aborde a Segunda Lei da Termodinâmica assim como o Princípio da Degradação da Energia e algumas de suas implicações, por meio da metodologia Jigsaw de Ensino Colaborativo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1551048 - LAELIA PUMILLA BOTELHO CAMPOS DOS SANTOS
Interno - 1546057 - ANA FIGUEIREDO MAIA
Interno - 1838858 - GERSON CORTES DUARTE FILHO
Interno - 2448855 - TIAGO NERY RIBEIRO

Notícia cadastrada em: 16/06/2020 08:38
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2023 - UFRN - dragao2.dragao2 v3.5.16 -r18277-8067e35817