Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRE ANDRADE RABELO

DISCENTE: ANDRE ANDRADE RABELO
DATA: 17/06/2020
LOCAL: Sala virtual - meet.google.com/xjg-cyed-cwi
TÍTULO: DEGRADAÇÃO DA ENERGIA COMO RECURSO PARA UMA DISCUSSÃO CIENTÍFICA DA RELAÇÃO HOMEM-PLANETA NO ENSINO DE FÍSICA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física, Termodinâmica, Ensino Colaborativo, Jigsaw.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

A irreversibilidade dos processos naturais é pouco abordada no Ensino Médio, enquanto a conservação da energia é um princípio frequente nas Ciências da Natureza. A Segunda Lei da Termodinâmica, que estabelece o princípio da degradação da energia, é geralmente trabalhada de forma muito superficial, no estudo das máquinas térmicas. A entropia, sendo uma grandeza que permite expressar a Segunda Lei da Termodinâmica matematicamente (∆S≥0), pode levar a Termodinâmica para muito além do estudo das máquinas térmicas. Além disso, a transposição didática da variação da entropia como medida da indisponibilidade de energia útil a partir do Ciclo de Carnot e o estudo do conceito de reversibilidade/irreversibilidade, possibilitará discutir de forma consistente o tema da sustentabilidade. Nesse sentido, pretendemos que os alunos estejam envolvidos no processo de aprendizagem por meio do ensino colaborativo com a metodologia Jigsaw. Para concretizar a transposição didática, elaboraremos tarefas de leituras para permitir ao professor debater com seus alunos e subsidiar a defesa de seus pontos de vista em grupos colaborativos, levando-os a um maior desenvolvimento cognitivo através da interação social. Para isso, propomos neste trabalho uma sequência didática, que aborde a Segunda Lei da Termodinâmica assim como o Princípio da Degradação da Energia e algumas de suas implicações, por meio da metodologia Jigsaw de Ensino Colaborativo.

Presidente - 1551048 - LAELIA PUMILLA BOTELHO CAMPOS DOS SANTOS
Interno - 1546057 - ANA FIGUEIREDO MAIA
Interno - 1838858 - GERSON CORTES DUARTE FILHO
Interno - 2448855 - TIAGO NERY RIBEIRO