A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de DEFESA: ARTUR BEZERRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARTUR BEZERRA DA SILVA
DATA: 27/02/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 22 do Departamento de Física da Universidade Federal de Sergipe
TÍTULO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO PROTÓTIPO DE CIRCUITO ELÉTRICO DE ILUMINAÇÃO RESIDENCIAL PARA O ENSINO DE ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física, Aprendizagem Significativa, Experimentação, Associação de Resistores, Sequência Didática.
PÁGINAS: 161
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

O uso de experimentos para o ensino de circuitos elétricos normalmente não explora a vivência do aluno, são atividades práticas com o intuído de elaborar associação de resistores para a realização de medições e comprovar leis, resultando em práticas tradicionais que se reduzem a uma lista de métodos previamente elaborados sem correlacionar-se com o cotidiano do indivíduo. Este trabalho tem por objetivo propor atividades práticas para o estudo de associação de lâmpadas em corrente contínua utilizando um protótipo de planta baixa residencial, de forma a simular as ligações do circuito envolvendo quadro elétrico, condutores, interruptores e receptores, para o estudo de associação em série, paralelo e mista. Utilizaremos uma metodologia de natureza qualitativa, tipo exploratória, na qual será realizado um estudo de caso utilizando o produto em uma turma de ensino médio e a coleta de dados será realizada a partir da análise das respostas dos alunos a teste inicial, teste final e os questionários inseridos no produto. A elaboração e aplicação do produto educacional conseguiu vincular o tema ao cotidiano do aluno, ao sugerir um protótipo de baixo custo com desenho de uma planta baixa residencial, de modo a simular ligações de lâmpadas no circuito elétrico monofásico residencial. A cada encontro os estudantes aprofundaram os conhecimentos e desenvolveram a curiosidade na observação do comportamento do brilho das lâmpadas em uma residência para cada tipo de associação, corroborando assim, para uma aprendizagem potencialmente significativa.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1546057 - ANA FIGUEIREDO MAIA
Externo à Instituição - MARCOS ANTONIO PASSOS CHAGAS
Presidente - 2448855 - TIAGO NERY RIBEIRO

Notícia cadastrada em: 17/02/2020 19:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2023 - UFRN - ema2.ema2 v3.5.16 -r18277-8067e35817