A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ DA SILVA MENEZES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ DA SILVA MENEZES
DATA: 19/12/2019
HORA: 10:00
LOCAL: sala 02 do Departamento de Física do campus Prof. aloísio de Campos na UFS
TÍTULO: ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE DEMONSTRAÇÃO INTERATIVA: PROBLEMATIZANDO O ESTUDO DO PÊNDULO SIMPLES
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física, aulas de demonstração interativa, Experimentação, pêndulo simples.
PÁGINAS: 27
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

Ensinar física na escola atual vem se mostrando um desafio ao qual temos que lidar cotidianamente, seja pela formação de nós professores, pela infraestrutura deficitária, pela ausência de laboratórios e equipamentos adequados, entre outras situações as quais lidamos. Nesse sentido, faz-se necessário desenvolver situações didáticas que tenham o potencial de poder proporcionar a utilização de novas tecnologias que possam favorecer o processo de ensino e de aprendizagem de física na educação básica, oportunizando um relacionamento mais explícito entre a teoria e a prática. Por isso, neste trabalho temos por objetivo desenvolver uma sequência didática para o ensino Movimento Harmônico Simples, baseada em uma abordagem problematizadora do experimento Pêndulo Simples, fazendo uso da metodologia de Aulas Demonstrativas Interativas (ADI), que possa ser utilizada em uma sala de aula do ensino médio. Utilizaremos como referencial teórico a Teoria da Aprendizagem Significativa e como metodologia um estudo de caso de forma exploratória de natureza qualitativa. Esperamos, a partir da coleta de dados, identificar indícios que a sequência didática foi uma estratégia de ensino que conseguiu auxiliar o processo de ensino e aprendizagem de Física.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - COCHIRAN PEREIRA DOS SANTOS
Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Presidente - 2448855 - TIAGO NERY RIBEIRO

Notícia cadastrada em: 18/12/2019 08:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2023 - UFRN - bemtevi1.bemtevi1 v3.5.16 -r18277-8067e35817