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Banca de DEFESA: GEANE SANTANA BATISTA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GEANE SANTANA BATISTA DE OLIVEIRA
DATA: 02/08/2019
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de Reuniões do DFI
TÍTULO: DIAGNÓSTICO DO CÂNCER DE MAMA E O ENSINO DE TÓPICOS DE FÍSICA MODERNA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física, Física Moderna, Câncer de Mama
PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

O ensino de Ciências, em especial da Física, não tem acompanhado os avanços tecnológicos ocorridos nas últimas décadas e tem acontecido de forma bastante desconectada da realidade dos alunos. Vários temas causam interesse e curiosidade aos estudantes, dentre eles podemos citar a radiação, que ainda gera reações de medo nas pessoas, pois a esse conceito associam-se sempre os seus efeitos negativos como os acidentes, as bombas atômicas e o câncer. A utilização da radiação de forma benéfica não tem sido ensinada, como no diagnóstico, tratamento de doenças e na produção de energia elétrica. Isso se deve ao fato do tema ser pouco discutido principalmente nas escolas. A dificuldade de abordagem deste tema nas escolas de ensino fundamental e médio deve-se à escassez de material, formação do profissional de educação, tempo demandado para que todos os assuntos sejam abordados e complexidade devido à abstração dos conceitos. Dessa forma, propomos neste trabalho elaborar uma sequência didática envolvendo os raios X usados no diagnóstico do Câncer de Mama (CM), utilizando Situação-Problema (SP) proposta por Meirieu. A aplicação da sequência didática foi feita através de leitura e discussões de textos sobre o tema; apresentação de vídeos e gifs animados; resolução de questões; e confecção do espectro eletromagnético com material de baixo custo. Percebemos que as aulas tiveram uma melhor dinâmica, e houve uma boa interação entre os alunos, favorecendo a aprendizagem dos conceitos. O estudo foi realizado em aulas de Física do 3º ano do Ensino Médio e os dados foram coletados ao longo da aplicação da sequência através de questionários, que foram analisados mostrando indícios de que a utilização de Situações-Problema como ferramenta didática para o ensino de física no Ensino Médio foi relevante para a aprendizagem dos conceitos. Também foi aplicado um questionário de opinião, onde foram destacados pelos alunos os pontos positivos da metodologia aplicada.

Dissertação: https://www.dropbox.com/s/isvmkgcmz0ldb7q/Disserta%C3%A7%C3%A3o_Geane_Oliveira_2019.pdf?dl=0

Produto: https://www.dropbox.com/s/x485xlqq8g0ez6n/Produto_Geane_Oliveira_2019.pdf?dl=0


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Externo à Instituição - GEORGE KOUZO SHINOMIYA
Presidente - 1551048 - LAELIA PUMILLA BOTELHO CAMPOS DOS SANTOS

Notícia cadastrada em: 15/07/2019 16:10
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