A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de DEFESA: WILLIAN DOUGLAS DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WILLIAN DOUGLAS DE OLIVEIRA
DATA: 23/08/2018
HORA: 16:00
LOCAL: Sala de Reuniões do DFI
TÍTULO: USO DO SOFTWARE SCRATCH COMO FERRAMENTA D ENSINO DOS CONCEITOS DA TERMODINÂMICA
PALAVRAS-CHAVES: capacitação, Scratch, raciocínio, jogo, Física e ensino
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional
RESUMO:

Buscar ferramentas tecnológicas que auxiliem no processo de ensino eaprendizagem deve fazer parte da rotina no planejamento de qualquer docente.Atualmente há várias propostas para melhoria do ensino escolar, seja namudança curricular, ou uso de tecnologias em fim, todas voltadas para atendera essa nova geração de alunos. Percebe-se em muitas destas propostas, umaarticulação de forma que tais modelos pedagógicos tenham como ferramentasas novas tecnologias (Demo, 2002), tendo como argumento que o alvo doprocesso de ensino e aprendizagem, que é o aluno, está inserido em ummundo em que as novas tecnologias têm ocupado um espaço significante. Estetrabalho propõe a criação de um tutorial para capacitação de professores deFísica no uso da ferramenta Scratch para produção de um jogo no formatoQuiz (jogo de perguntas e respostas) a fim de forma a oportunizar o alunooutras formas de se estudar conceitos simples e necessários à compreensãodos fenômenos físicos. O programa usa linguagem de programação simplespara simulação e execução de movimentos e games eletrônicos. Com isso,pretende-se que os professores tenham em mãos uma ferramenta que sirva deauxílio no processo de ensino e aprendizagem e por usar um programa nomodelo de jogos, desperte o interesse do aluno em analisar teorias da Físicapor meio de game.

Link para dissertação: https://www.dropbox.com/s/ejetxmjrysakw2r/Emerson%20Santa%20Helena%20-%20DISERTA%C3%87%C3%83O%20CONCLU%C3%8DDA%20REVISADA%20-%20%282018%29.pdf?dl=0

Link para o produto: https://www.dropbox.com/s/ejetxmjrysakw2r/Emerson%20Santa%20Helena%20-%20DISERTA%C3%87%C3%83O%20CONCLU%C3%8DDA%20REVISADA%20-%20%282018%29.pdf?dl=0


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1564732 - EMERSON LUIS DE SANTA HELENA
Externo à Instituição - IRAMAIA JORGE CABRAL DE PAULO
Interno - 1973027 - SERGIO SCARANO JUNIOR

Notícia cadastrada em: 14/08/2018 10:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2023 - UFRN - ema2.ema2 v3.5.16 -r18277-8067e35817