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Banca de DEFESA: BERGSON ALVES DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BERGSON ALVES DO NASCIMENTO
DATA: 17/06/2016
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de Reuniões do DFI - Piso Superior
TÍTULO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE FORÇA NUMA ABORDAGEM HISTÓRICA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física; Conceito de Força; Abordagem Histórica
PÁGINAS: 93
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

O presente trabalho teve por objetivo geral analisar as ferramentas que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem do conceito de força na física no ensino médio e como objetivos específicos descrever relatos históricos de Aristóteles, Descartes, Leibniz e Newton e suas ligações com o estudo da física; propor uma sequência didática com interação social; e salientar os diferentes entendimentos acerca do conceito de força. Com a intenção de alcançar os objetivos propostos, este trabalho teve como procedimentos metodológicos a utilização da pesquisa descritiva, realizando um levantamento com abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como participantes da pesquisa dezesseis alunos, distribuídos em quatro grupos, da 1ª série do Ensino Médio de uma escola particular de Aracaju. A pesquisa consistiu em, inicialmente, apresentar os diferentes conceitos de força na visão de Aristóteles, Descartes, Leibniz e Newton e aplicar um questionário para fazer uma avaliação sobre o conhecimento dos alunos. Posterior a essa ação, reuniu-se os quatro grupos e cada um abordou e apresentou um conceito diferente sobre força, sendo novamente aplicado o questionário para desvendar o nível de aprendizagem dos alunos após a realização dessa interação. Os resultados obtidos com a realização desse trabalho mostram que, ao se utilizar a sequência didática com interação social para explicar conceitos de física aos alunos do ensino médio, observa-se uma acentuada melhoria de compreensão sobre o conceito de força, que, muitas vezes, se apresenta como de difícil entendimento à primeira vista. Assim, percebeu-se com a realização deste trabalho que promover a sequência com interação social promove a participação dos alunos de maneira intensa e sistemática na apresentação dos conteúdos da física envolvendo relatos históricos, promovendo também um aprendizado mais eficiente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Externo à Instituição - FERNANDA CARLA LIMA FERREIRA
Interno - 2448855 - TIAGO NERY RIBEIRO

Notícia cadastrada em: 01/06/2016 12:32
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