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Banca de DEFESA: LUCIENE DA SILVA MENEZES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIENE DA SILVA MENEZES
DATA: 29/06/2016
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de Reuniões do DFI. Piso Superior.
TÍTULO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA APRENDIZAGEMATIVA DAS LEIS DE NEWTON
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física, Leis de Newton, Aprendizagem Ativa
PÁGINAS: 83
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

Assim como acontece em outras áreas de conhecimento, o ensino de Física permanece
centrado nos conteúdos presentes nos manuais e livros didáticos. Nesta perspectiva, os
professores tendem a transmitir os conteúdos em aulas apenas expositivas e sem
apresentar ligação alguma com o cotidiano dos estudantes. Estes acabam tendo um
comportamento passivo no processo, muitas vezes simplesmente realizando cálculos
matemáticos ao invés de interpretar fenômenos físicos. Nesse produto educacional
proponho aos professores de Física um modo diferente na abordagem das Leis de
Newton, evitando a prática de aulas tradicionais em que o professor impõe os conteúdos
a serem decorados pelos alunos apenas com o objetivo de passarem de ano. Essa
metodologia foi desenvolvida no Colégio Estadual Dr. João de Melo Prado – Divina-
Pastora, em uma turma de 1ª série do ensino médio. Como ferramenta facilitadora de
ensino aprendizagem, fiz o uso de recursos educacionais como a figura intitulada “Onde
estão as forças?”, mostrando a relação entre as forças e a variação da quantidade de
movimento; a simulação do PhET “Cabo de Guerra” como demonstração interativa;
questões conceituais do tipo “peer intruction”; construção de um dinamômetro; exibição
do episódio “Polias (Roldanas)” da série de animação “Assim que Funciona”; kit
experimental de roldanas. Como forma de avaliação da aprendizagem ativa levei em
consideração aspectos qualitativos, como a participação dos alunos no decorrer do
desenvolvimento das atividades, e aspectos quantitativos, através de questionário de
pré-teste e pós-teste. Os resultados encontrados mostram que houve aprendizagem ativa
por parte dos alunos. A proposta da dessa Sequência Didática é possibilitar que os
alunos possam entender as aplicações das Leis de Newton no seu dia a dia, de forma
dinâmica, com participação ativa dos mesmos, nas atividades desenvolvidas durante a
aplicação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1424267 - CELSO JOSE VIANA BARBOSA
Externo à Instituição - DIELSON PEREIRA HOHENFELD
Interno - 2582325 - SAMUEL RODRIGUES DE OLIVEIRA NETO

Notícia cadastrada em: 18/05/2016 17:06
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