Banca de DEFESA: LUCIANA DA CRUZ OLIVEIRA

DISCENTE: LUCIANA DA CRUZ OLIVEIRA
DATA: 26/11/2021
LOCAL: via Google meet
TÍTULO: Virgulino: proposta lúdica de ensino do uso da vírgula
PALAVRAS-CHAVES: Vírgula, Coesão, Linguística textual; Multimodalidade; Lúdico
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Dentre os vários desafios que as escolas públicas vêm enfrentando no decorrer dos anos, um geralmente apontado tanto por docentes quanto por pesquisadores é o ensino da escrita. Os alunos, notoriamente nos anos finais do Ensino Fundamental II, apresentam várias dificuldades (SAEB, 2017), dentre elas o uso inadequado das pontuações, em particular o da vírgula. Nesta pesquisa, baseada em amostras de produções dos discentes do 7° ano de uma escola pública Estadual do município de Itabaiana, almejou-se a criação de um produto pedagógico que auxiliasse o aluno a desenvolver a compreensão do papel da vírgula no processo de coesão (FÁVERO, 2000; GOMES, 2009). A elaboração de uma sequência didática (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004) visou proporcionar o desenvolvimento de competências para o uso da pontuação, em especial da vírgula (DAHLET, 2006; 2002), na prática da produção e interpretação de texto esperadas de alunos do 7º ano do ensino fundamental. Dentro dessa sequência foi desenvolvido um objeto de aprendizagem (AGUIAR; FLÔRES, 2014), um jogo de cartas que conjuga o verbal e o imagético, ou seja, que se baseia na visão multimodal (CAPISTRANO, 2017) da comunicação humana. Essa escolha decorre da necessidade de se ampliar o rol de alternativas de ações de ensino que considerem a multissemiose (GOMES, 2018) e o lúdico (BUSARELO, FADEL, 2014) como aliados relevantes no processo de aprendizagem. Este trabalho também se embasou nas discussões de Koch (1999, 2011), ao tratar da noção de texto e o escopo da linguística textual, em diálogo com as perspectivas de Marcuschi (2005, 2008) e Antunes (2003, 2009).

Presidente - 2225701 - ANA FLORA SCHLINDWEIN
Interno - 2506161 - ELAINE CRISTINA SILVA SANTOS
Externo ao Programa - 2583406 - PAULO ROBERTO BOA SORTE SILVA

Notícia cadastrada em: 27/10/2021 15:58