Banca de DEFESA: MARIA GORETTI SANTANA NASCIMENTO

DISCENTE: MARIA GORETTI SANTANA NASCIMENTO
DATA: 30/08/2021
LOCAL: via Google meet
TÍTULO: Prática de ensino da escrita: contribuições do Sistema Scliar de Alfabetização no município de Lagarto/SE
PALAVRAS-CHAVES: Ensino. Escrita. Sistema Scliar de Alfabetização.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Este trabalho tem por objetivo analisar as produções escritas de alunos de 3º ano do Ensino Fundamental, numa escola municipal de Lagarto/SE, com o propósito melhor orientá-los em suas dificuldades com a escrita. Para tanto, foi observada e categorizada a natureza dos desvios de escrita mais recorrentes, considerando a adequação ao gênero por eles produzido. A pesquisa justifica-se pela necessidade de o(a) professor(a) desenvolver, em sala de aula, atividades mais eficazes, que venham, de fato, evitar com que os problemas de escrita de seus alunos deixem de ser abordados de modo generalizado, sem um olhar mais particular sobre as motivações cognitivas e linguísticas por detrás deles. Desse modo, partiu-se do Sistema Scliar de Alfabetização para realizar a análise dos textos produzidos pelos alunos, através de um roteiro de monitoria, produção e revisão textual, sugerido por Scliar-Cabral (2020), levando em consideração a interatividade, a criatividade e a importância social da prática da escrita, visto que produzir textos escritos é primordial para o exercício pleno da cidadania. Ler e escrever não configuram apenas uma tarefa escolar: as duas habilidades fazem parte de práticas sociais da cultura letrada, na contemporaneidade. O Sistema Scliar de Alfabetização está baseado no que há de mais avançado na teoria e na prática das ciências que se ocupam da linguagem verbal, em especial, nos estudos da psicolinguística e da neurociência aplicados à alfabetização. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2002), com abordagem qualitativa e quantitativa, de caráter participativo. A amostra populacional está centrada em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental. Como produto final, elaboramos um guia que traz uma prática integradora que poderá ser aplicada por outros profissionais que também trabalham o ensino da escrita nas séries iniciais (e também finais) do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada consiste na produção e análise de textos, com base nos estudos de Scliar-Cabral (2013) que traz orientação sobre o uso dos resultados de pesquisa da neurociência aplicada à alfabetização; Marcuschi (2008), pelas suas pesquisas na área da linguística e produção textual; e Koch (1989/2018) pelos seus estudos sobre coesão e coerência textual. Os resultados evidenciam que as práticas desenvolvidas podem contribuir para a melhoria na escrita inicial de nossos alunos.

Interno - 2883246 - DENSON ANDRE PEREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - LEONOR SCLIAR CABRAL
Presidente - 2766893 - MARILEIA SILVA DOS REIS

Notícia cadastrada em: 24/08/2021 12:13