Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA DA MOTA BRITO

DISCENTE: LUCIANA DA MOTA BRITO
DATA: 02/10/2020
LOCAL: google mett virtual
TÍTULO: OS TIPOS DE DISCURSOS EM CRÔNICAS DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE SOB A PERSPECTIVA INTERACIONISTA SOCIODISCURSIVA
PALAVRAS-CHAVES: Crônica. Gêneros de texto. Interacionismo Sociodiscursivo. Leitura e análise de texto. Tipos de discursos.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

O presente projeto de pesquisa e intervenção propõe investigar os usos das capacidades de linguagens de alunos de uma classe de 9º ano em uma proposta de leitura com crônicas de Carlos Drummond de Andrade (1974/ 1984). Tomando como base o quadro teórico-metodológico de análise de texto de Bronckart ([1999] 2009), a pesquisa busca compreender como os tipos psicológicos correspondentes aos mundos discursivos favorecem o ato de produção de ações de linguagem na interação com crônicas reflexivas. Assumimos os parâmetros pautados na teoria do Interacionismo Sociodiscursivo Bronckart (1999, 2003, 2009), Cristóvão (2001) e Cristóvão e Nascimento (2005), e Machado (2004,2007) que propõem uma reflexão sobre o processo de modelização e transposição didática dos gêneros de texto com vistas a aplicação de sequências didáticas Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Tal pesquisa adota os procedimentos da pesquisa-ação conforme Thiollent (2002) para descrever e realizar uma proposta de intervenção. Para isso, apresentamos a análise da infraestrutura textual de uma seleção de crônicas, enfocando o funcionamento dos tipos de discursos na construção de sentido dos textos de Carlos Drummond de Andrade, visando o processo de transposição didática. Dessa forma, examinamos o processo de mediação pedagógica nas atividades de leitura dos textos selecionados por meio de propostas que desafiam os alunos a refletiram sobre a construção dos mundos discursivos e a configuração linguístico-discursiva dos enunciados no âmbito da ação de linguagem. Tais estudos são reconfigurados na organização de um caderno pedagógico que acompanha propostas de análise textual do gênero crônica, com intuito de contribuir com professores e estudantes no domínio das capacidades de leitura envolvendo crônicas de Carlos Drummond de Andrade.

Presidente - 1625620 - JOSE RICARDO CARVALHO DA SILVA
Externo ao Programa - 1785624 - LAURA CAMILA BRAZ DE ALMEIDA
Externo à Instituição - EULÁLIA LEURQUIN

Notícia cadastrada em: 16/09/2020 13:43