Banca de DEFESA: EMELSON JOSÉ SILVA DOS SANTOS

DISCENTE: EMELSON JOSÉ SILVA DOS SANTOS
DATA: 27/07/2020
LOCAL: ONLINE
TÍTULO: Gênero de texto crônica de humor: estratégias didático-metodológicas para o ensino de leitura em sala de aula
PALAVRAS-CHAVES: interacionismo sociodiscursivo, crônicas de humor, sequências textuais.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

As crônicas situadas na esfera jornalística e literária apresentam uma composição instável, dependente do contexto social e histórico. Para isso, levamos à sala de aula a experiência de leitura das crônicas A verdade, O encontro, o Trapezista e a Aliança, todas provenientes do livro As mentiras que os homens contam de Luis Fernando Verissimo. Nas crônicas escolhidas identifica-se a temática da hipocrisia da espécie humana, como também, os papéis sociais estabelecidos por homens e mulheres que levam as últimas consequências os comportamentos estereotipados exigidos pela sociedade. As crônicas escolhidas apresentam formas linguageiras de organização distintas, apresentando diferentes modos de produção reflexiva que exploram humor diante dos temas tratados. Diante do presente contexto, analisaremos estratégias de leitura do gênero crônica humorística à luz do interacionismo sociodiscursivo. A nossa análise está centrada na infraestrutura do texto, todavia, delimitaremos o processo analítico ao efeito das sequências textuais e das demais formas de planificação (esquemas e scripts) como elemento facilitador de leitura do gênero crônica de humor. O aspecto heterogêneo do texto, geralmente formado por uma sequência dominante e outras encaixadas, traz unidades linguísticas que podem ser relevantes para facilitar a compreensão do leitor se usada estrategicamente pelo professor na sala de aula. A aplicação da pesquisa aconteceu em uma escola Municipal do Município de Coronel João Sá Bahia em uma turma de 9º ano. Levantamos os dados a partir de uma abordagem qualitativa e alicerçada na pesquisa ação. As conclusões provenientes dessa experiências culminaram na elaboração de um produto em formato de caderno pedagógico visando a extensão do êxito dessa experiência.

Palavras chave: interacionismo sociodiscursivo, crônicas de humor, sequências textuais

Presidente - 1625620 - JOSE RICARDO CARVALHO DA SILVA
Externo ao Programa - 1787739 - FLAVIA FERREIRA DA SILVA ROCHA
Externo à Instituição - Paula Francineti Ribeiro de Araujo