Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSANA PEREIRA LIMA
DATA: 28/02/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de Estudos I - NIPPEC - Campus Prof. Alberto Carvalho
TÍTULO: A PERSUASÃO NA PUBLICIDADE A PARTIR DA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DO ETHOS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Ethos. Persuasão. Publicidade.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO:
Temos, com esta pesquisa, a finalidade de apresentar e discutir a necessidade de uma pedagogia de ensino-aprendizagem que preze pela formação crítico-argumentativa do aluno, a partir do trabalho com o gênero publicitário nas aulas de Língua Portuguesa e do consequente objetivo de fazê-lo ser reconhecido como um texto persuasivo, por meio da análise da construção do ethos no discurso. No âmbito dessa proposta, são apresentadas discussões em relação à importância do trabalho com os gêneros textuais, na perspectiva de Marcuschi (2008), à natureza persuasiva do anúncio publicitário, bem como a importante presença deste na sala de aula, a partir de Cuarelli e Malheiros (2014), Ferreguet (2009) e Carvalho (2014). A fim de discutir aspectos de retórica e argumentação, são mencionadas as contribuições de Perelman e Tyteca (2005; 2014), Aristóteles (2011), Ferreira (2017), Amossy (2018), Fiorin (2018), e Eggs (2018). Após o percurso teórico, apresentamos a metodologia, estruturada no tipo de pesquisa-ação (TRIPP, 2005), de caráter participativo-interventivo, composta por atividades organizadas em formato de sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHENEUWLY, 2004), que foram aplicadas no 9º ano do Ensino Fundamental, em cinco etapas, desenvolvidas durante 10 semanas. As etapas compreenderam as práticas de leitura, compreensão e produção do texto publicitário. Logo em seguida, procedemos com apresentação, análise e reflexão dos dados. Os resultados analisados reiteram a importância de dar continuidade à prática, tendo em vista os reflexos da ação sobre potencial crítico dos alunos. Esperamos, com a proposta, colaborar para o desenvolvimento da autonomia do aluno no âmbito das suas práticas sociais.