Banca de DEFESA: RILDO VIVALDO TELES

DATA: 12/12/2019
LOCAL: A definir
TÍTULO: LEITURA DE CORDEL: performance na declamação de folhetos infantis
PALAVRAS-CHAVES: Literatura de Cordel. Performance. Leitura.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

A Literatura de Cordel, historicamente, tem sido um mecanismo de promoção da leitura no contexto rural nordestino por apresentar diversas funções e se adequar à realidade do leitor/ouvinte, além de se caracterizar como um gênero acessível ao público iniciante no universo letrado devido às características híbridas no sentido de ser escrito e manter marcas da oralidade; atrelado a isso, pode acrescentar a fácil compreensão. Na atualidade, a mídia digital e novos aparatos tecnológicos são aliados da Literatura de Cordel, que se apropria da possibilidade de circulação de seu conteúdo por meio das redes e da linguagem tecnológica para expandir seu acesso aos leitores da contemporaneidade. A escola pode se beneficiar das diversas possibilidades de metodologia de ensino oferecidas pela Literatura de Cordel por apresentar riquezas temáticas e estéticas. O presente trabalho, assim, tem como objetivo central desenvolver a capacidade performática do aluno e, consequentemente, despertar o gosto pela leitura do cordel. Trata-se da realização de práticas de leitura, seguindo uma sequência de trabalho por meio de oficinas, tendo como enforque a performance na declamação do folheto “O Forró dos animais”, de Antônio Barreto. Essa pesquisa teve como aporte teórico, metodológico e pedagógico os estudos de Hans Robert Jaus (1979) e Wolfgang Iser (1979), Annie Rouxel (2014), Vicente Jouve (2014), Márcia Abreu (2008), Ruth Terra (1983), Ana Maria de Oliveira Galvão (2010) Paul Zumthor (2014 e 1993) Michel Thiollent (1986), Edilene Matos (2007), Ana Cristina Marinho e Hélder Pinheiro Alves (2012)

Presidente - 1687732 - JEANE DE CASSIA NASCIMENTO SANTOS