Banca de QUALIFICAÇÃO: KELLY CRISTINA DE OLIVEIRA PASSOS COELHO

DISCENTE: KELLY CRISTINA DE OLIVEIRA PASSOS COELHO
DATA: 08/08/2019
LOCAL: sala 1
TÍTULO: A LEITURA DA CRÔNICA DE RUBEM BRAGA: O INTERTEXTO E O CONTEXTO DE PRODUÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: leitura; crônica; interacionismo sociodiscursivo
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

A crônica nasce de acontecimentos da vida cotidiana, gerando reflexões sobre fatos sociais, históricos, políticos e culturais a partir do olhar subjetivo do agente que produz o texto. Para acompanhar os gestos de interpretação sobre os conteúdos temáticos representados pelo agente que escreve uma crônica, o leitor, em formação, precisa se apropriar de procedimentos de análise textual e compreensão do contexto de produção. Nesse sentido, refletiremos sobre o processo de construção de uma proposta de leitura voltada para o gênero crônica, observando que capacidades de linguagem estão sendo acionadas na leitura de textos de Rubem Braga. Serão elaboradas atividades de leitura que promovam o acionamento de conhecimentos prévios dos alunos, identificação do propósito comunicativo do texto, reconhecimento do movimento intertextual, bem como análise de usos expressivos da língua e dos processos de textualização voltados para a produção de discursos compreendidos em uma dada situação comunicativa. O objetivo é reconhecer dificuldades que os alunos apresentam durante o processo de construção de sentidos das crônicas a fim de propor novas situações de interação com os textos a fim de ampliar as capacidades de leitura de crônica que exploram reflexões sobre o cotidiano. A proposta se fundamenta na compreensão de gênero de texto desenvolvida por Bronckart (2007), observando a importância do conjunto de representações elaboradas a partir das condições de produção do texto e domínio das capacidades de linguagem, conforme Dolz, Pasquier e Bronckart (1993), para interagir com o texto. Por se tratar de uma pesquisa-ação, baseada em Thiollent (2011), os dados dessa pesquisa serão obtidos por meio de aulas gravadas em vídeos e áudios em uma classe do 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública municipal, localizada no município de Novo Triunfo/BA. Os dados serão transcritos e analisados a fim de perceber as dificuldades dos alunos para formular as representações no processo de interação com as crônicas de Rubem Braga que se encontram na obra Ai de ti Copacabana, publicada em 2008. E, por último, a construção de um objeto didático – caderno pedagógico – que poderá servir de suporte nas aulas de Língua Portuguesa.

Presidente - 1625620 - JOSE RICARDO CARVALHO DA SILVA
Externo ao Programa - 1785624 - LAURA CAMILA BRAZ DE ALMEIDA
Externo à Instituição - EULÁLIA LEURQUIN

Notícia cadastrada em: 24/07/2019 08:44