Banca de QUALIFICAÇÃO: SÉRGIO GONÇALVES RAMALHO

DISCENTE: SÉRGIO GONÇALVES RAMALHO
DATA: 26/07/2019
LOCAL: Sala de Reuniões - NIPPEC
TÍTULO: TUTORIAL DE UM MODELO IDENTITÁRIO DE LEITURA DE LENDAS INDÍGENAS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Modelo de leitura identitária; Letramento cultural; Memória; Lendas indígenas.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Este trabalho objetiva criar um modelo de leitura identitária de lendas indígenas direcionado aos alunos do 9º ano de uma escola municipal de Santa Brígida/BA, Esta pesquisa parte da limitação de leitura de textos literários de temática indígena nas escolas do município onde o autor atua como docente, pautado na fusão dos modelos de leitura subjetiva e cultural de Rouxel (2014) e Gomes (2012), respectivamente. Para subsidiar as ponderações sobre identidade, recorremos aos estudos de Hall (2006). Sobre memória buscamos amparo no aporte teórico de Nora (2012) e Candau (2016) entre outros. Quanto ao conceito de lenda, nos embasamos em Bayard (1957), Cascudo (2001) e Witzel (2014). A metodologia utilizada será o Estudo de caso pautada no referencial teórico de Gil (2002). Para isso, fundamentamos a pesquisa em duas linhas de trabalho: o estudo de caso e na proposição metodológica de um modelo de leitura identitária, criado por meio de lendas da cultura indígena Pankararu que constituem o corpus do estudo.A proposta metodológica de intervenção está dividida em oficinas que orientarão a produção de um produto educacional final: um tutorial, cuja função social é a de potencializar o letramento cultural dos alunos, ao tempo em que busca aproximá-los da temática indígena, ainda marginalizada no contexto escolar, bem como instrumentalizar didaticamente os professores, uma vez que será construído no formato de vídeo e disponibilizado online na plataforma de compartilhamento youtube.

Interno - 95283 - CARLOS MAGNO SANTOS GOMES
Interno - 1543268 - CHRISTINA BIELINSKI RAMALHO
Presidente - 2883246 - DENSON ANDRE PEREIRA DA SILVA

Notícia cadastrada em: 15/07/2019 07:39