A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA FONTES DOS SANTOS NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA FONTES DOS SANTOS NASCIMENTO
DATA: 31/07/2019
HORA: 15:00
LOCAL: NIPEC
TÍTULO: PRÁTICA DE REESCRITA DO GÊNERO FÁBULA COM ENFOQUE NO USO DOS SINAIS DE PONTUAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Escrita. Fábula. Leitura. Sinais de pontuação.
PÁGINAS: 54
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO:

A reflexão sobre a problemática da leitura e escrita é de suma importância na escola. Analisar os estudos e as atividades que propiciem a formação de leitores e escritores proficientes é algo necessário para que se possam apresentar caminhos de renovação e qualificação na prática pedagógica relativa à leitura e escrita. Assim, objetiva-se neste trabalho, destacar a importância dos sinais de pontuação na construção de sentidos no texto, a partir da leitura e reescrita do gênero “fábula”. No percurso desta pesquisa, a fim se trabalhar as concepções de pontuação e a abordagem de ensino destas marcas, buscou-se as contribuições de Ferreiro (1996), Rocha (1997), Cardoso (2002), Dahlet (2006) e Ferrarezi (2018). No domínio discursivo acerca do trabalho com o gênero textual e sob a perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo, destacam-se as contribuições de Bronckart (1999), Dolz e Schnewuly (2004) e Marcuschi (2008). A fim de evidenciar as características do gênero fábula, contribuíram de forma significativa, Coelho (2000) e Bagno (2002). Sob a luz do referencial teórico abordado, esta pesquisa propõe-se ainda a criação de um caderno pedagógico, o qual será estruturado a partir de uma sequência didática proposta pelo modelo de Dolz e Schnewuly (2004), que tem como objetivo oferecer subsídios para uma nova prática de ensino-aprendizagem dos sinais de pontuação em uma perspectiva discursiva.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1625620 - JOSE RICARDO CARVALHO DA SILVA
Externo ao Programa - 2205727 - VERONICA DOS REIS MARIANO SOUZA
Externo à Instituição - Cancionila Janzkovski Cardoso

Notícia cadastrada em: 17/06/2019 10:20
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r19110-7eaa891a10