Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA HEDENILZA MENDONÇA

DISCENTE: MARIA HEDENILZA MENDONÇA
DATA: 23/05/2019
LOCAL: NIPPEC
TÍTULO: Estratégias de leitura por sequência didática com o gênero tirinha
PALAVRAS-CHAVES: Estratégias de leitura; Gêneros discursivos; Tirinha.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

O uso de gêneros textuais em sala de aula já é uma prática de muitos professores. No entanto, sabe-se que o ensino de gramática, tendo como pretexto esses gêneros textuais, ainda é prioridade nas aulas de Língua Portuguesa, dando-se pouco espaço para a leitura. Sendo um dos objetivos principais do ensino formar leitores proficientes, críticos e produtores de textos, faz-se necessário práticas educativas que ampliem as capacidades linguísticas dos discentes. Para isso, este trabalho propõe usar mais tempo nas aulas de Língua Portuguesa para o ensino de estratégias de leitura a partir de uma sequência didática (SD), conjunto de atividades progressivas e planejadas, conforme os estudos de Dolz e Schneuwly sobre gêneros orais e escritos na escola. Trata-se, assim, de uma experiência pedagógica que objetiva constatar se é possível, por meio da exploração do gênero textual tirinha, numa sequência de atividades dividida em módulos e aplicada numa turma do 8º ano de uma escola pública estadual, melhorar a leitura e a escrita dos alunos. Primeiramente, esta proposta expõe discussões acerca do ensino, de estratégias de leitura e dos aspectos linguísticos presentes no gênero tirinha. Tais estudos fundamentam-se nas teorias acerca dos gêneros do discurso de autores como Backthin e Marcuschi, na visão interacionista de Kleiman, na perspectiva psicolinguística da leitura de Leffa, nas pesquisas do gênero quadrinho de Ramos, entre outros teóricos. Posteriormente, introduz-se a proposta da sequência didática, detalhando as suas etapas. Finalmente são feitas as considerações finais, propondo uma reflexão quanto ao trabalho com os gêneros discursivos em sala de aula e ao tempo destinado para a prática de leitura, a partir dos resultados obtidos. Dessa maneira, pretende-se contribuir com o ensino de Língua Portuguesa, não somente oferecendo uma proposta de atividade, mas também proporcionando reflexões acerca das atividades de leitura com gêneros textuais em sala de aula.

Interno - 95283 - CARLOS MAGNO SANTOS GOMES
Presidente - 2883246 - DENSON ANDRE PEREIRA DA SILVA