Banca de QUALIFICAÇÃO: GISELE FERNANDES SANTOS

DATA: 23/05/2019
LOCAL: Nippec
TÍTULO: PRÁTICAS DE LEITURA NO GÊNERO DIÁRIO PESSOAL: NOVOS LETRAMENTOS
PALAVRAS-CHAVES: Leitura e ensino. Gênero diário pessoal. Letramento.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

A dissertação trata da descrição de práticas de leitura dos livros “Diário de um Banana”, “Querido Diário Otário” e “Diário de uma Garota Nada Popular”, com o propósito de instrumentalizar leitores do 8º ano de uma escola pública de Lagarto/SE a melhor compreenderem o gênero textual diário. É uma proposta que aborda atividades de leitura e escrita de modo mais interativo, situadas no contexto social e cultural dos participantes, para a construção de um sujeito leitor proficiente e crítico. Os pressupostos teóricos sobre letramentos e textos multimodais firmam-se em Rojo (2012) e Dionísio (2010). Os resultados evidenciam que as práticas de leitura do gênero diário pessoal mostraram-se uma prática significativa para o desenvolvimento da competência leitora de alunos adolescente, mediante a inserção de elementos e tecnologias multimodais, voltadas à leitura e à produção escrita de textos.

Presidente - 2766893 - MARILEIA SILVA DOS REIS
Interno - 2883246 - DENSON ANDRE PEREIRA DA SILVA
Externo ao Programa - 2159861 - RENATA FERREIRA COSTA BONIFÁCIO

Notícia cadastrada em: 16/05/2019 09:22