Banca de DEFESA: NICE VANIA MACHADO RODRIGUES VALADARES

DISCENTE: NICE VANIA MACHADO RODRIGUES VALADARES
DATA: 31/05/2019
LOCAL: a definir
TÍTULO: LEITURA E PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DIGITAIS: RESSIGNIFICANDO O USO DO CELULAR
PALAVRAS-CHAVES: Multimodalidade. Histórias em Quadrinhos. Tecnologias
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

A presença das novas tecnologias da comunicação e informação em nossas vidas fez surgir um novo perfil de leitor e produtor de textos, adaptado ao movimento das telas, à velocidade das imagens, imerso em relações síncronas e assíncronas da comunicação, um indivíduo dinâmico, que interage a todo instante, com seus pares e com os equipamentos eletrônicos. Esse novo cenário exige dos indivíduos competências necessárias para usar as informações estrategicamente, de maneira crítica e dinâmica. Essas mudanças possibilitam aos indivíduos sua imersão em multimodalidades e recursos multimidiáticos. Diante do exposto, desenvolve-se esta dissertação focando a multimodalidade como caminho de trabalho, explorada em uma turma de vinte e nove alunos, do 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola do Estado de Sergipe. O corpus deste TCF é a produção do gênero textual: História em Quadrinhos (HQs), que foi realizada com o uso do celular. As produções foram organizadas em vídeos e publicadas em um Blog, denominado: “Histórias em Quadrinhos Digitais.” Este TCF divide-se em quatro capítulos: o primeiro (relação entre tecnologia e educação), o segundo (gêneros textuais e histórias em quadrinhos), o terceiro (processo metodológico utilizado para a construção e desenvolvimento da pesquisa), e o quarto (apresentação e análise dos dados coletados). Este trabalho visa observar possíveis contribuições verificar a contribuição das HQs no aprimoramento das competências de ler, escrever e compreender textos, a partir da implementação de uma oficina com oito momentos criada com base no modelo de Cosson (2011). Esse modelo é constituído de quatro etapas: motivação, introdução, leitura e interpretação, tendo a necessidade de acrescentar mais duas: reformulação, produção e publicação. Quanto à metodologia do estudo, a pesquisa baseia-se no bibliográfica qualitativa e de campo. O percurso teórico desse TCF fundamenta-se a partir da contribuição de Jenkins (2009), que aborda a convergência das mídias, Santaella (2013), com a teoria da ubiquidade; Marcuschi (2008) e Bakhtin (2000), que tratam dos gêneros textuais; e quanto às HQs, aborda-se as concepções de Vergueiro e Santos (2012), Eisner (1989) e Santos (2003). Espera-se, portanto, melhorar o processo de leitura e escrita dos alunos, a partir da exploração da multimodalidade, instigando o aluno a ser capaz de selecionar, identificar, produzir textos multisemióticos e multimodais.

Presidente - 2225701 - ANA FLORA SCHLINDWEIN
Interno - 95283 - CARLOS MAGNO SANTOS GOMES
Externo ao Programa - 2583406 - PAULO ROBERTO BOA SORTE SILVA

Notícia cadastrada em: 03/05/2019 10:22