Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARMEM ALESSANDRA CABRAL MOTA MATOS
DATA: 10/05/2019
HORA: 13:30
LOCAL: A definir
TÍTULO: O PERSONAGEM LAMPIÃO NA LITERATURA DE CORDEL:
UM CAMINHO PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA
PALAVRAS-CHAVES: : Literatura de Cordel. Leitura Literária. Lampião.
PÁGINAS: 174
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:
O incentivo à prática da leitura por meio do trabalho com a Literatura de Cordel, tendo como temática a figura emblemática de “Lampião, o rei do cangaço” será a base norteadora deste projeto, tendo como ferramenta as obras Lampião: Herói ou Bandido? de João Firmino Cabral, Lampião - coisas do cangaço – de Ronaldo Dória e Capela da minha infância Parte II de Leopoldo Moreira. Este trabalho tem como proposta incentivar a leitura literária e analisar a estrutura do cordel, bem como a construção do personagem Lampião por meio da visão do autor, levando o aluno a reconstruir a ideia deste personagem que faz parte do contexto histórico-cultural dos alunos. Foi escolhido o cordel por ser um gênero textual que carrega em si uma rica produção, e que, acima de tudo está presente no contexto social em que o aluno está inserido. Para fundamentar as discussões apresentadas neste projeto, far-seá análises à luz de teóricos como Márcia Abreu (2006), TERRA (1983), Rildon Cosson (2016), Marisa Lajolo (2002), Pinheiro (2008), ROSENFELD (2011), dentre outros. O público para o qual este projeto está voltado será uma turma de 8º do Ensino Fundamental da Rede Pública, situada na cidade de Capela – Sergipe. O projeto constará de duas etapas. A primeira delas é a produção teórica sobre a temática que será desenvolvida por meio de revisão bibliográfica, tendo como recorte fundamentação acerca do trabalho com textos literários e a prática da leitura. A segunda etapa constará de uma oficina por meio de uma sequência didática a ser desenvolvida na referida turma. Como produto desta sequência foi formulado um caderno de leitura.