Banca de QUALIFICAÇÃO: NICE VANIA MACHADO RODRIGUES VALADARES

DISCENTE: NICE VANIA MACHADO RODRIGUES VALADARES
DATA: 13/07/2018
LOCAL: NIPPEC
TÍTULO: Letramento Digital: reflexão sobre a produção coletiva de histórias em quadrinhos usando a lousa digital e sua relação com os Multiletramentos
PALAVRAS-CHAVES: Letramento Digital. Histórias em Quadrinhos. Lousa Digital. Multiletramentos.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

O letramento digital – geralmente considerado parte integrante dos Multiletramentos – possui características específicas que são resultado da presença das novas tecnologias de comunicação e informação em nossas vidas. Com base nessa proposta de entender as habilidades necessárias para lidarmos com a maneira como o conhecimento e as informações circulam ao nosso redor através das TICs, esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de mostrar a importância do letramento digital no século XXI e a necessidade de ele ser trabalhado no contexto educacional. Esta pesquisa foi desenvolvida com 28 alunos de uma escola da rede estadual do Estado de Sergipe, durante as aulas de Língua Portuguesa, a partir da leitura e produção de Histórias em Quadrinhos e do uso da lousa digital. A lousa digital é uma ferramenta que pode ajudar na compreensão e no auxílio do desenvolvimento de práticas inovadoras de ensino e de aprendizagem. Após a sondagem inicial, que teve o intuito de aferir a relação que os discentes tinham com a tecnologia e com a leitura de histórias em quadrinhos, uma oficina composta por vários encontros foi implementada, quando aos alunos puderam trabalhar tanto com as HQs quanto com a lousa digital. Em um primeiro momento eles exploraram a estrutura das histórias em quadrinhos, os elementos necessários para a sua construção, as maneiras de narrar e ler esse tipo de texto multimodal. Além disso, eles aprenderam a manipular a lousa digital e a usar as ferramentas básicas para produzir HQs. No final do projeto os alunos terão produzido HQs coletivamente usando a tela digital. Todo o trabalho foi desenvolvido a partir de teóricos como Chartier (2002), Rojo (2012), Will Eisner (1989), Henry Jenkins, Bakhtin e Quashie (2009). Espera-se que com este trabalho os alunos tenham ampliados seus conhecimentos não só sobre o processo de leitura de textos multimodais, mas sobre o papel da tecnologia em nossa sociedade.

Presidente - 2225701 - ANA FLORA SCHLINDWEIN
Interno - 95283 - CARLOS MAGNO SANTOS GOMES
Externo ao Programa - 2583406 - PAULO ROBERTO BOA SORTE SILVA

Notícia cadastrada em: 03/07/2018 14:52