Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIA VIRGINIA FONTES SACRAMENTO
DATA: 18/07/2018
HORA: 16:00
LOCAL: NIPPEC
TÍTULO: O Diário de um banana: uma proposta para a leitura
PALAVRAS-CHAVES: Leitura; Linguagem verbal e não-verbal; gênero diário de ficção; ISD.
PÁGINAS: 37
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO:
Este projeto tem como objetivo analisar uma prática de leitura com o gênero diário de ficção humorístico, tendo como objeto de estudo o “Diário de um Banana” de Jeff Kinney. A proposta tem foco na análise da interação existente entre a linguagem verbal e a linguagem não-verbal (imagem) para a construção de sentido do texto; contribuindo assim, para que a competência leitora em textos multimodais. Esse projeto será aplicado em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental II, sob a perspectiva do interacionismo sociodiscursivo (ISD). A experiência pedagógica de leitura terá como suporte o modelo de uma sequência didática apresentado por Joaquim Dolz, Michèle Noverraz e Bernard Schneuwly, tendo como aporte teórico os estudos de Bronckart (1999, 2006), Machado (1998), Bakhtin (1997), Marcuschi (2004-2008), Dolz; Schneuwly (2011) e Cosson (2014). A metodologia adotada será a pesquisa-ação com vista a soluções de problemas de leitura a partir do desenvolvimento de uma sequência de atividades, previamente planejada, nas aulas de Língua Portuguesa com o intuito de levar os alunos a ampliarem suas capacidades de leitura.