Banca de QUALIFICAÇÃO: SILVANIA SANTANA DOS SANTOS

DISCENTE: SILVANIA SANTANA DOS SANTOS
DATA: 18/06/2018
LOCAL: NIPPEC
TÍTULO: Abordagem Léxico-semântica no ensino de adjetivos na Educação Básica: Uma proposta de games com Literatura
PALAVRAS-CHAVES: Língua Portuguesa. Léxico. Semântica. Adjetivos. Games.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

O presente trabalho intitulado Abordagem léxico-semântica no ensino de adjetivos na Educação Básica: uma Proposta de Games com Literatura tem como objetivo geral construir um jogo educativo para ser explorado, em sala de aula, na disciplina de Língua portuguesa. Nosso foco está centrado no trabalho com a classe gramatical dos adjetivos, destacando especificamente o processo semântico da sinonímia e antonímia. O trabalho com games em sala de aula ajuda a proporcionar um aumento no processo de interação entre docente, discente e conteúdos/informações, em que é possível o desenvolvimento de habilidades cognitivas (planejamento, inferência, atenção, entre outros), sociais (comunicação assertividade, resolução de conflitos interpessoais, entre outros) e motoras (GEE, 2003). Assim, baseando-nos no pressuposto da sociedade contemporânea, marcada pela Era da Multimodalidade (RIBEIRO, 2016), é que essa proposta se assenta. Partimos do conto Venha Ver o Pôr-do-sol, de Lygia Fagundes Telles e, fazendo as devidas adaptações, o convertemos em um modelo multimodal, em que os signos linguísticos são trabalhados expressivamente na relação significante (imagem acústica, cadeia de sons - forma) e significado (plano do conteúdo), no processo da multissemiose. Alinhando as diretrizes educacionais do Estado de Sergipe com nosso enfoque, a amostra populacional está centrada em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública da rede municipal do município de Lagarto/SE. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, que permite o planejamento e a produção de um objeto de aprendizagem – jogo. Alguns alicerces teóricos utilizados até o momento estão representados nos estudos de Barros (2016), Cosson (2014), Antunes (2010, 2012), Rojo (2012 e 2013), Cavalcante (2011), Pereira (2011), Lucena (2014), Valente (2015), Vieira e Brandão (2008), Leffa (2016) Dolz e Schneuwly (2004) e Gee (2003). Nossa perspectiva é a de que o desenvolvimento final do produto apresentado consiga dar aos alunos da educação básica a oportunidade de interagir, por meio do jogo com informações que os levem ao entendimento do texto literário, do conteúdo linguístico formal referente aos adjetivos e, portanto, favorecendo a sua educação linguística.

Presidente - 1490267 - SANDRO MARCIO DRUMOND ALVES MARENGO
Interno - 2506161 - ELAINE CRISTINA SILVA SANTOS
Externo ao Programa - 1324031 - VANDERLEI JOSE ZACCHI

Notícia cadastrada em: 08/06/2018 09:11